Perda da tradição do jejum diminui vendas de bacalhau, dizem lojistas

Por

Perda da tradi??o do jejum diminui vendas de bacalhau, dizem lojistas

Perda da tradição do jejum diminui vendas de bacalhau, dizem lojistas

O quilo do bacalhau do Porto varia entre R$ 34,90 e R$ 43,99 em Juiz de Fora

Eduardo Maia
Repórter
24/03/2014

Ingrediente importante dentro da tradição pascal, o bacalhau tem perdido espaço na mesa neste período, segundo os comerciantes das lojas especializadas de Juiz de Fora. Com a redução da prática do jejum, a opção por ingerir carne vermelha na Semana Santa tem feito com que as pessoas deixem de comprar o produto, especialmente nesta época, e consumi-lo mais vezes ao ano.

"Temos vendido bacalhau na promoção. É isso que tem garantido as vendas, que só tem piorado ano a ano. As pessoas têm deixado de fazer o jejum de carne e consumir o bacalhau na Sexta-feira Santa ou mesmo no Domingo de Páscoa, como uma refeição diferenciada. A tradição vem sendo extinguida, as pessoas têm mudado a forma de comportamento", constata a proprietária de uma loja de especiarias na rua Mister Moore, Bernadete Ferreira Oliveira.

A proprietária de um mercado na mesma rua, Lígia Martins Ferreira, concorda que os hábitos tradicionais vêm se perdendo. "O povo não espera mais a Semana Santa para comer o bacalhau. Muitos ainda deixam para comprar na Páscoa, mas é um produto que tem boas vendas durante o ano todo. O consumo não é mais datado. Eu trabalho com bacalhau dessalgado o ano inteiro e em qualquer feriado o pessoal já aproveita para fazer um prato com o ingrediente", diz.