Juiz de Fora - MG

Terça-feira, 27 de agosto de 2013, atualizada às 13h20

Última semana para o recadastramento biométrico em Senador Firmino, Brás Pires e Dores do Turvo

Recadastramento em Senador Firmino

Termina nesta sexta-feira, 30 de agosto, o prazo para o recadastramento biométrico em Senador Firmino, Brás Pires e Dores do Turvo, municípios da Zona da Mata. De acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), até a semana passada, 5.098 eleitores de Senador Firmino, 3.414 de Brás Pires e 3.773 de Dores do Turvo haviam se recadastrado.

O recadastramento biométrico nessas cidades começou em 6 de março deste ano. Em Senador Firmino os eleitores podem se recadastrar até esta sexta-feira, de 10h às 18h, na rua Manoel de Oliveira Fernandes 53, Centro. Em Brás Pires e Dores do Turvo, o recadastramento pode ser feito também em postos de atendimento localizados, respectivamente, no Centro Cultural, s/nº e na Praça Cônego Agostinho José de Resende 100. O horário de funcionamento dos postos é de 8h às 16h.

O eleitor que não comparecer ao recadastramento terá seu título eleitoral cancelado automaticamente, além de ser excluído do banco de dados da Justiça Eleitoral, ficando impedido de votar nas próximas eleições. O cancelamento da inscrição eleitoral leva à perda de vários direitos como: fazer financiamento de casa própria, matricular-se ou renovar matrícula em escolas públicas ou fiscalizadas pelo governo, obter passaporte e CPF, receber salários de função ou emprego público, ser nomeado em concurso público, obter certidão de quitação eleitoral e obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado, dentre outros.

Além desses municípios, Divinópolis é a outra cidade de Minas Gerais onde está havendo recadastramento biométrico. Nesse caso, o prazo final para o comparecimento do eleitor é 29 de novembro.

Documentação necessária

Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deverá apresentar:

  • Documento de identificação (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteiras profissionais, certificado de quitação do Serviço Militar, certidão de nascimento ou casamento). Não serão aceitos a carteira de motorista e o novo passaporte.
  • Comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone etc), preferencialmente em nome do eleitor, emitido entre 6 de março e 6 de dezembro de 2012, no caso de Senador Firmino, Brás Pires e Dores do Turvo; ou entre 15 de maio de 2012 e 15 de fevereiro 2013, no caso de Divinópolis.
  • Título eleitoral e CPF, se possuírem.
  • Comprovante de quitação com o serviço militar para os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que forem fazer o título pela primeira vez.

Meta

Em 2012 votaram por meio da identificação biométrica cerca de 270 mil eleitores mineiros. Com o recadastramento biométrico nos cinco novos municípios, o TRE superará a meta prevista no seu planejamento estratégico de ter, em 2013/2014, 2,5% dos eleitores do Estado recadastrados biometricamente. Esse percentual equivaleria a cerca de 375 mil eleitores, mas computando o eleitorado dos 26 municípios abrangidos pelo projeto (incluindo as etapas anteriores), a previsão é de que cerca de 450 mil eleitores mineiros estejam recadastrados biometricamente até o final deste ano.

Com informações do TRE-MG

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.