Sexta-feira, 23 de julho de 2010, atualizada às 18h33

Finalizada a licitação para as obras no Aeroporto Regional

Carolina Gomes
Repórter

Foi escolhida nesta sexta-feira, 23 de julho, por meio de  licitação executada pela Comissão Permanente de Licitação do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (DEOP-MG), a empresa que executará as obras no Aeroporto Regional da Zona da Mata.

Segundo informações da assessoria do órgão, ficou definido que a empresa Conserva de Estradas Ltda. foi a concorrente que apresentou a melhor proposta, no valor de R$ 12.478.686,20.

A partir da próxima segunda-feira, 26, tem início o prazo legal de cinco dias úteis para a homologação, a ser publicada no Diário Oficial de Minas Gerais. O passo seguinte é  assinatura do contrato, para, em seguida, ser dada a ordem para o início dos trabalhos. Após a assinatura do contrato, a empresa terá 300 dias corridos para entregar as obras.

Dentro dos serviços a serem executados pela Conserva Estradas Ltda., está prevista a remoção de obstáculos naturais no plano da zona de proteção do aeroporto (rebaixamento do morro), conformação de áreas dentro do aeroporto, com a implantação de área de segurança no final da pista nas duas cabeceiras, e implantação de área de giro para aeronaves em uma das cabeceiras.

Acesso

Um dos impasses que ainda existem com relação ao Aeroporto Regional da Zona da Mata é a questão da construção do trecho da BR-353, que serviria de acesso ao local, passando pela Represa João Penido, em Juiz de Fora. Apesar da decisão favorável ao licenciamento, apresentada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) em 17 de maio, as obras ainda não foram iniciadas. De acordo com a promotora do Meio Ambiente da Comarca de Ubá, Thaís Lamin Leal Thomaz, foi ajuizado um recurso para que este licenciamento seja revisto.