Segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a raiva animal reforça imuniza??o em animais que receberam a vacina pela primeira este ano

Por

Ter?a-feira, 28 de outubro de 2008, atualizada ?s 16h

Segunda etapa da campanha nacional de vacina??o contra raiva refor?a imuniza??o em animais que receberam vacina pela primeira vez em 2008



Daniele Gruppi
Rep?rter

A segunda etapa da campanha nacional de vacina??o contra a raiva animal acontece no dia 08 de novembro, das 8 h at? ?s 16 h. Ao todo, v?o funcionar 34 postos na cidade.

Segundo o veterin?rio do setor de Zoonose da Secretaria de Sa?de de Juiz de Fora, Jos? Geraldo Castro J?nior, o objetivo ? refor?ar a imuniza??o em animais que receberam a vacina pela primeira vez este ano.

J?nior afirma que a vacina ? recomendada para c?es e gatos a partir de tr?s meses de idade. "Os animais devem receber a dose anti-r?bica uma vez por ano, com exce??o daqueles que foram vacinados uma ?nica vez, pois o sistema imunol?gico deles n?o est? atento ao agente, necessitando de refor?o 30 dias ap?s a aplica??o da primeira dose", explica.

A expectativa ? de que cerca de sete mil animais sejam vacinados. Na primeira etapa, realizada no dia 27 de setembro, aproximadamente 50 mil animais receberam a dose anti-r?bica na fase rural e urbana. Os donos que perderam esta fase podem levar os animais aos postos em novembro.

A raiva se contrai atrav?s de mordidas, arranh?es e lambidas de animais. Al?m de c?es e gatos, mam?feros como morcegos tamb?m podem ser infectados. O cont?gio pode ser entre animais e de animais para humanos. Se transmitida ao c?o e ao gato ou ao homem tem 100% de letalidade.