Joana Kamil Joana Kamil 18/6/2011

Sopa de cebola com alho poró. Leve, fácil de preparar e agrada a todos

Com a chegada do inverno, nada melhor que uma sopa para esquentar o corpo e a alma. Para isso a sopa tem que ser saborosa e ainda fazer bem à saúde. A sopa de cebola é super fácil de preparar, é barata e ainda agrada a todos. Sopa de cebola com alho poró é diferente e simples ao mesmo tempo, nutritiva e funcional.

A cebola tem ação antibactericida, dificulta que as bactérias entrem em ação, como bactérias causadoras de distúrbios gástricos. A cebola atua contra fungos que provocam micoses e age na redução de triglicerídeos e colesterol "ruim" LDL. Existem vários tipos de cebolas, mas todas são ricas em cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, zinco, cobre, manganês, vitaminas do complexo B e vitamina C. Não podemos esquecer que a cebola possui pouquíssimas calorias.

  • Imprima esta receita
  • Parente do alho e também da cebola, o alho poró é uma hortaliça que deixa as receitas mais nutritivas por ser rico em vitamina C e em carotenóides, um precursor de vitamina A, fora os sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Como a cebola, o alho poró ajuda a reduzir o colesterol e age como antioxidante. Além dos benefícios nutricionais, vale lembrar os gastronômicos, como tempero ou ingrediente, o alho poró possui sabor requintado.

    Ingredientes
    • 6 cebolas medias picadas
    • 200g de músculo bem limpo
    • 4 colheres de sopa de salsa picada
    • 1 alho poró picado em rodelas finas
    • 1 colher de sopa de alho batido com sal
    • 1 colher de sopa de óleo
    • Sal a gosto
    Passo a passo

    Tempere o músculo com o alho batido com sal. Em uma panela de pressão, doure a cebola em cubos pequenos com o óleo. Depois de dourar a cebola, adicione o músculo temperado e deixe dourar, pingue um pouco de água para soltar o caldo da carne. Adicione as cebolas picadas, metade da salsa picada e coloque água até cobrir as cebolas. Tempere com o sal a gosto, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos. Depois de cozido, retire os pedaços de carne e bata bem, adicione novamente as carnes, o alho poró picado e o restante da salsinha. Sirva quente.

    Mais artigos



    Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
    empresarial, palestras e treinamentos.