Planejamento ajuda vender mais e melhor

Por

Planejamento ajuda vender mais e melhor
Roberto Monti 18/03/2014

Planejamento ajuda vender mais e melhor

O planejamento não deve ser aplicado apenas na empresa e também, pelo Profissional de Vendas visando colher bons resultados em sua atividade. Para que isto aconteça é necessário utilizar ferramentas de gestão que permitam o real dimensionamento dos objetivos e quais as ações que levarão à suas realizações.

A chave do sucesso de uma empresa está na perfeita combinação entre a sua eficácia e seu crescimento. Não existem regras não existe mágica, existem sim, técnicas, modelos, ferramentas e experiências. Para que isto aconteça é necessário planejar pressupondo a ocorrência de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa. Este processo cujos componentes individuais e organizacionais devem ser orientados para garantir certa influência de interesses dos diversos fatores alocados no ambiente empresarial. O processo de planejar envolve, portanto, um modo de pensar, indagações e questionamentos sobre o que fazer, como, quando, para quem, por que, por quem e onde.

Assim, ao planejar o Profissional visa:

  • Eficiência: fazer as coisas de maneira adequada, resolver problemas, cumprir o seu dever, reduzir custos;
  • Eficácia: fazer as coisas certas, produzir alternativas criativas, obter resultados, maximizar o uso de recursos, aumentar o lucro;
  • Efetividade: manter-se no ambiente, apresentar resultados gerais positivos de forma permanente, é o resultado da eficiência e da eficácia.

A utilização de estratégias de marketing adequada aos recursos da empresa certamente auxiliará a melhorar sua participação no concorrido mercado em que atua. De início, é necessário estar claro qual o mercado que interessa atender com base a pesquisa de necessidades que foi realizada. O mercado muda de forma rápida e constante, logo as pesquisas devem ser feitas com maior frequência para retratar a realidade do mercado. A fixação das metas no planejamento de marketing implica na determinação dos resultados que a empresa se propõe a realizar. É a filosofia da empresa que determina seus objetivos globais e o marketing é uma das ferramentas para atingi-los.

Você está preparado para executar este planejamento?