Juiz de Fora - MG

Deputados estaduais falam em união por melhorias na Zona da Mata

Em evento promovido pelo Sindicomércio, autoridades citam a criação de uma agenda para trazer melhorias para a região

Lucas Soares
Repórter
16/06/2015

Uma reunião realizada na noite da última segunda-feira, 15 de junho, com a presença dos cinco deputados eleitos por Juiz de Fora, empresários do comércio e o Executivo municipal, começou a traçar metas para alavancar o desenvolvimento econômico da Zona da Mata, hoje considerado em declínio pelas autoridades.

Idealizador do encontro, o presidente do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF), Emerson Beloti, revela o que motivou a reunião. "Nosso objetivo é fazer com que os deputados estaduais eleitos pela Zona da Mata tirem a região de uma zona de desconforto, que vem se arrastando há uma década. Esse é o primeiro encontro e outros vão acontecer. Eles precisam trabalhar em bloco, como é no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, para que possamos passar nossas pautas de reivindicações", diz.

Para o deputado Antônio Jorge (PPS), apesar da criação da Frente Parlamentar da Zona da Mata, é preciso criar uma agenda e pensar regionalmente. "Havia uma expectativa muito grande para que Juiz de Fora tivesse uma melhor representação política, tanto na Assembléia, quanto na Câmara Federal. Nós tivemos uma liderança desses empresários junto à sociedade de Juiz de Fora para que se valorizasse os deputados com residência aqui. Temos hoje cinco parlamentares e é óbvio que isso não é o único ingrediente para a retomada do desenvolvimento, mas nos permite um poder de focalização de ações a favor da nossa região que nós não tínhamos. Essa reunião tem uma importância política muito grande e pode fazer a diferença nessa retomada do desenvolvimento. Eu tenho insistido que precisamos unificar uma agenda, pensarmos regionalmente e não na cidade", fala.

De acordo com o deputado Lafayette Andrada (PSDB), apenas a criação de projetos concretos vai viabilizar o desenvolvimento da Zona da Mata. "Nossa força aumentou muito e a gente precisa trabalhar de maneira coordenada. Sinto que os deputados estão muito propensos à isto, de maneira coordenada e conjunta. Aqui é uma região privilegiada, que vem sendo pouco explorada. Ela precisa ser explorada de maneira agressiva. Apesar do nosso declínio na contribuição econômica, nosso potencial é fantástico. Esse grupo de deputados vai facilitar bastante", comenta.

Segundo o parlamentar Isauro Calais (PMN), a ideia da reunião com empresários que produzem e geram impostos é uma iniciativa valiosa. "Os cinco deputados da cidade podem ser parceiros do setor produtivo de Juiz de Fora para que não tenha esse empobrecimento. Eu vejo o sofrimento dos prefeitos. Sai prefeito, entra prefeito e é sofrimento porque a cidade não arrecada e não tem recurso. É preciso que todos nós tenhamos maturidade para buscar esse desenvolvimento de volta para Juiz de Fora e para a Zona da Mata", explica.

O deputado Noraldino Júnior (PSC) opina que a união entre os parlamentes é a única alternativa para a retomada do desenvolvimento da região. "Se não nos unirmos, não tem porque ter esse número alto de representantes. A sinergia é muito mais forte na Assembléia. Nós cinco unidos podemos ter muito mais resultados do que os cinco com o mesmo objetivo, mas sem união. Se passarmos da conversa para a ação, e exigir do governo atenção, usando os instrumentos cabíveis, definindo nossa região como prioridade, nós vamos ter resultados", garante.

Missionário Márcio Santiago (PTB) é outro legislador estadual a citar que é preciso agir. "Nós precisamos sair do discurso e colocar em prática toda essa força que nós temos na Assembléia Legislativa. São cinco deputados que podem trabalhar em prol do crescimento, do desenvolvimento comercial da região e precisamos trabalhar em conjunto, fortalecendo o comércio local, regional, nossas indústrias e fazer essa interlocução junto ao governo de uma forma mais eficaz. É preciso arregaçar as mangas e ir para cima, trabalhando para que o nosso mandato represente um bom crescimento da nossa região e de toda a Minas Gerais", revela.

Já o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) citou que o apoio dos deputados estaduais é fundamental para o desenvolvimento da cidade. "Eu fui deputado e sei que é muito importante a união de parlamentares de uma mesma região. Hoje nós temos cinco deputados da nossa cidade, outros quatro da Zona da Mata, e isso é importante para que possamos trazer recursos para nossa cidade e região. Só assim vamos sensibilizar o Governo do Estado para que os investimentos cheguem à Juiz de Fora e possamos voltar a nos desenvolver", conclui.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.