Segunda-feira, 26 de agosto de 2013, atualizada às 18h

Laboratório especializado em terapia celular será inaugurado na UFJF

laboratorio

Juiz de Fora terá um Centro de Tecnologia Celular e Imunologia Aplicada (Imunocet), com laboratório de Criopreservação – especializado em terapia celular. A inauguração será nesta terça-feira, 27 de agosto, às 17h, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Segundo a assessoria da instituição, a universidade será a primeira instituição de ensino superior do Brasil a ter um laboratório de Criopreservação. Nesta segunda-feira, o coordenador do Imunocet e professor da UFJF, Ângelo Atalla, a diretora do ICB, Ana Paula Ferreira, e o professor Richard Burt, da Universidade de Chicago, concederam entrevista coletiva sobre o projeto.

Cerca de R$ 2 milhões foram investidos no Centro de Tecnologia Celular, sendo R$ 1,5 milhão em equipamentos financiados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG). O Imunocet, instalado em um prédio de dois andares no ICB, vai desenvolver projetos de pesquisa em células-tronco e medicina regenerativa. Estão previstos programas que irão beneficiar portadores de doenças crônicas como isquemia crítica e gangrena diabética, osteonecrose de fêmur e úmero, esclerose múltipla, doenças autoimunes e outras morbidades, todas elas sob rigorosa supervisão dos órgãos de pesquisa e comissões de ética.

O Imunocet terá, também, capacidade de congelamento de óvulos e espermatozoides, visando a preservação de fertilidade em pacientes que irão sofrer quimioterapia de câncer com risco de esterilidade. Outras oportunidades como banco de tecidos, biotecnologia e desenvolvimento de medicamentos estarão na pauta conjunta entre a UFJF, a SES-MG e o Ministério da Saúde.

Segundo Ângelo Atalla, os resultados esperados com a instalação do laboratório vão contribuir para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, além de trazer grande beneficio no apoio à população necessitada. Está previsto a ampliação do número de transplantes de medula óssea oferecido aos pacientes do SUS, com duplicação da média mensal. No novo HU, está em construção uma Unidade de Transplante de medula óssea com 12 leitos, o que irá colocar a UFJF como a segunda maior instituição brasileira a oferecer esta modalidade de transplante. Atualmente, o hospital oferece cinco leitos.

Especialistas do Brasil e dos EUA vão atuar no Imunocet

No dia 27, às 17h, junto com a inauguração do Imunocet, será assinado um Protocolo de Colaboração entre a UFJF e a Universidade de Chicago. O objetivo é realizar treinamentos, estágios, parceiras e intercooperação institucional. O professor Richard K. Burt – um dos imunologistas mais conceituados de todo mundo – referência no tratamento de doenças inflamatórias intestinais e esclerose múltipla, será um dos consultores dessa parceria.

Com informações da Assessoria

ACESSA.com - Laborat?rio especializado em terapia celular ser? inaugurado na UFJF