Talentos Humanos na Empresa: Como identificar, desenvolver e manter

Por



Artigo
Talentos Humanos na Empresa:
Como identificar, desenvolver e manter

:::15/01/2007

Vis?o Geral

Neste in?cio de ano, que tal refletir neste assunto que ? deixado para segundo plano em muitas empresas que dirigem seu foco apenas para os planos, or?amentos, fluxo de caixa, estimativas de venda e produ??o, etc?

Competir em um mercado aguerrido e com as dificuldades existentes em nosso pa?s ? quest?o de sobreviv?ncia para as empresas, desde as poderosas multinacionais at? as de m?dio e pequeno porte. No cen?rio atual a competi??o entre os produtos e servi?os atinge quase seu ponto m?ximo, e ? condi??o fundamental para aumentar a qualidade e a produtividade.

Aqui, como em outros pa?ses busca-se uma ?f?rmula m?gica?. O novo estilo de gest?o determina o sentimento de propriedade pelos funcion?rios que se sentem integrados a empresa. Saber identificar, desenvolver e manter talentos ? compet?ncia da Empresa, ? um dos maiores desafios que os Executivos t?m pela frente.

Cada dia mais as empresas est?o reconhecendo que ao pretender atingir a excel?ncia ? necess?rio antecipar-se ?s novas tend?ncias organizacionais e encontrar formas de reter seus colaboradores. A conscientiza??o que ocorre em nossos dias quanto a import?ncia das pessoas na estrutura organizacional da Empresa resultando no aumento de benef?cios e treinamento.

Por que Talentos s?o perdidos?

Os Talentos Humanos em uma empresa s?o perdidos por diversos motivos que v?o desde a falta de motiva??o, falta de incentivo ? capacita??o, ambiente de trabalho que deixa a desejar, oferecendo at? baixa qualidade de vida para as pessoas, n?o investindo no desenvolvimento.

Como proceder para descobrir os Talentos existentes na Empresa

Em primeiro lugar, a organiza??o, por meio de seus l?deres, deve saber reconhecer o potencial de seus funcion?rios de maneira t?o clara que os incentive a que eles mesmos reconhe?am seu pr?prio valor.

Reconhecer o valor de suas opini?es, sugest?es, e at? mesmo as cr?ticas construtivas, como forma de demonstrar que seus sentimentos e convic?es s?o respeitados e que t?m import?ncia para a Empresa.

Pesquisas realizadas apontam que as principais causas que levam os profissionais a deixarem os seus empregos e tentarem um novo desafio profissional foram:

    • Falta de relacionamento com as lideran?as existentes;
    • Falta de reconhecimento;
    • Fraca avalia??o do desempenho pelos seus superiores;
    • Falta de um plano de carreiras bem estruturado e aplicado;
    • Falta de delega??o.

Nos pontos acima referenciados, o relacionamento l?der & liderado requer muita aten??o pois, muitas vezes ? apenas ? um mal entendido, ou a luta pelo espa?o na empresa, mas outras vezes pode ser o medo do superior em ter a sua posi??o ocupada pelo subordinado.

Em um ambiente de trabalho onde as decis?es s?o compartilhadas entre os funcion?rios a concretiza??o dos objetivos organizacionais ? estimulada, resultando em um aperfei?oamento quase que total em toda a organiza??o.

    • A possibilidade de desenvolvimento de carreira;
    • A melhor qualidade na nova lideran?a;
    • Ambiente de trabalho satisfat?rio

Quanto ao novo emprego, este s? deve ser incentivado quando a empresa n?o compartilha com os mesmos valores do funcion?rio, n?o pretende aproveit?-lo em outra fun??o ou n?o se interessa em aplicar um plano de carreira.

Os funcion?rios que sentem que s?o envolvidos nas atividades importantes, s?o identificados com o prop?sito da empresa e tamb?m reconhecidos pelo que produzem. Deve haver um plano de capacita??o e desenvolvimento para os funcion?rios, para que sintam-se valorizados de forma financeira, social e psicol?gica.

A dire??o da Empresa deve incentivar o relacionamento dos funcion?rios com os clientes, com os fornecedores e com o mercado como um todo. Uma vez que os principais recursos s?o o capital social e o intelectual, todos os esfor?os devem ser canalizados para atingir as metas propostas.

O acionista s? conseguir? recompensa havendo o sucesso no local de trabalho e no mercado. Lembre-se : a empresa que ? capaz de atrair as pessoas certas e fazer com que elas d?em o melhor de si, ? uma organiza??o competente n?o apenas no que oferece ao mercado, mas sim tamb?m no aspecto emocional.

O gasto com seus funcion?rios deve ser entendido como um investimento e n?o como ?mais uma despesa?. Na Era da Informa??o e do Conhecimento, o importante s?o as pessoas.

A grande preocupa??o

Nos ?ltimos anos a grande preocupa??o das empresas ? reter os seus talentos. A grande demanda pela excel?ncia e a escassez de compet?ncia s?o alguns aspectos que levaram as empresas a criar um plano de reten??o de talentos.

Com o aquecimento em alguns mercados, como ? o caso na tecnologia da informa??o, os pretendentes t?m a oportunidade de analisar com mais calma os potenciais empregadores antes de decidir pela escolha final. Para reter talentos ? importante que se coloque desafios, mantendo as pessoas com muita paix?o pelo que fazem, pois esperam mais independ?ncia, liberdade, reconhecimento pessoal e tamb?m financeiro.

O funcionamento tem como base a implementa??o e monitoramento seguidas de corre?es e melhorias. Na estrat?gia de reten??o, a orienta??o ? a do desenvolvimento profissional com a participa??o em projetos especiais, programas de MBA, Cursos Intensivos, P?s- Gradua??o, etc.

No monitoramento deve ser estabelecida uma avalia??o semestral com regras bem definidas, conhecidas e aceitas entre as partes ? por exemplo: devem ser atingidos 70% das metas estabelecidas para que o funcion?rio possa continuar no plano.

A reten??o de funcion?rios ? talentos - ? uma forma de reduzir a rotatividade na empresa. O sucesso da reten??o passa pelo bom desempenho da lideran?a. A rapidez e a criatividade s?o tamb?m importantes pontos para o sucesso do programa. Como dizem os especialistas: ?atrair e captar talentos ? um misto de arte e ci?ncia?.

Principais a?es que devem ser tomadas
  • Manter um processo de comunica??o interna eficiente;
  • Assegurar que seja feito o desenvolvimento gerencial do funcion?rio
  • Assegurar um ambiente de trabalho saud?vel;
  • Assegurar um equil?brio profissional e pessoal para o funcion?rio;
  • Reconhecer o trabalho executado;
  • Manter um pacote de remunera??o competitivo e atraente assegurando a perman?ncia na empresa
Como reconhecer de forma efetiva seu funcion?rio?

Especialistas recomendam que o reconhecimento n?o seja apenas um instrumento de comunica??o interna que estimule e recompense as pessoas pelos resultados favor?veis que proporcionam para a empresa.

Quando a pessoa ? reconhecida, ? refor?ada a a??o e o modo de agir deste colaborador. Para que este processo funcione de forma efetiva ? necess?rio que se estabele?a os seguintes pontos de a??o:

    •Estabele?a crit?rios claros e definidos do que ser? reconhecido;
    •Todos os funcion?rios poder?o ser recompensados independentemente de sua fun??o na Empresa;
    •N?o deixe passar muito tempo para formalizar o reconhecimento - pode correr o risco de cair em esquecimento todo o esfor?o da dire??o;
    •N?o permita que a escolha seja feita pelos gerentes pois, poder? ocorrer o favoritismo;
    •Fa?a que o reconhecimento seja uma agrad?vel surpresa e que n?o caia na rotina - assim perder? a sua validade.

Completa o consagrado Stephen Covey : ?no ecossistema organizacional, quando a empresa cria oportunidade e ambiente que envolva as quatro dimens?es de seus funcion?rios ? corpo, cora??o, mente e esp?rito ? ela beneficia o aprimoramento da performance das pessoas assegurando o bom andamento do trabalho e a completa satisfa??o delas?.

Executivo: reflita neste assunto e procure identificar os Talentos em sua Empresa, desenvolvendo-os e sabendo como mant?-los a seu servi?o com a finalidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas!


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
aos assuntos de marketing com
o consultor Roberto Monti.

Roberto Monti ? consultor de Marketing.
Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Quest?o de Qualidade
Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - S?o Paulo, 09/2000