Terça-feira, 23 de janeiro de 2018, atualizada às 7h55

Órgãos públicos deverão oferecer acesso a internet

Da redação

Uma lei, de autoria do vereador Wanderson Castelar (PT), sancionada pelo Executivo, garante o acesso gratuito ao sinal de internet em todos os órgãos e repartições públicas de Juiz de Fora.

Segundo o texto, "nem todos os órgãos que competem da mesma, serão obrigados a oferecer o acesso a internet, somente os locais que tiverem disponibilidade e recursos tecnológicos cabíveis. Assim, deverá ser visível para todos os cidadãos, uma placa com o símbolo universal: 'Wi-fi livre'; seguido pela inscrição 'JF internet grátis".

Os estabelecimentos que adotarem a atividade, deverão manter um canal disponibilizando filtros que impeçam o acesso à pornografia e conteúdos impróprios, bem como dotar o sistema de dispositivo que detecta a possível existência de crimes como a pedofilia e a obtenção indevida de dados bancários, além de outros crimes que possam ser detectados pela rede. "Caso seja constatada a prática criminosa por parte do usuário, o responsável pela repartição deverá notificar, de forma imediata, as autoridades competentes, para que os próprios tomem as medidas necessárias."