Terça-feira, 20 de março de 2018, atualizada às 9h

Palácio Barbosa Lima completa 140 anos

Da redação

Nesta terça-feira, 20 de março, o Palácio Barbosa Lima - que abriga a Câmara de Juiz de Fora - completa 140 anos. Inaugurado em 1878, com a presença do imperador Dom Pedro II, a obra foi custeada com subscrição popular, e considerado o primeiro edifício construído pelo poder público na cidade.

Segundo a assessoria da Câmara, em 1876, o Juiz de Direito Joaquim Barbosa Lima liderou uma campanha popular e arrecadou 60 contos de réis para a construção do histórico prédio.

Atualmente, no saguão do prédio, funcionam todos os serviços que o Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) oferece: emissão de carteira de identidade, orientações jurídicas por meio do Sedecon, Engenharia Popular, entre outros. Já no segundo andar, funcionam a sala da presidência e o plenário legislativo, de departamentos como a JFTV Câmara, Cerimonial,  Informática, além da sala Asa Delta destinada às reuniões das comissões da Casa.

O Palácio segue o estilo clássico, organizado de forma tripartite, ou seja, um corpo central ligeiramente avançado e duas alas laterais simétricas, com três vãos. Enquadramentos ressaltados de portas e janelas, sobrevergas e o brasão com armas da República são as características ornamentais do local.

Revitalização

Em 2015, o atual presidente da Câmara, vereador Rodrigo Mattos, promoveu uma revitalização da fachada do prédio. O edifício, assim como o prédio anexo onde se localizam os gabinetes dos vereadores, foi pintado de amarelo maio, com detalhes em cinza fóssil.

Já as janelas foram pintadas de vermelho goya e o gradil de cinza escuro acetinado. As cores foram indicadas e aprovadas pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac).


ACESSA.com - Pal?cio Barbosa Lima completa 140 anos