Quarta-feira, 24 de outubro de 2018, atualizada às 12h56

Polícia Federal deflagra operação de combate a crimes relacionados às eleições

Da redação

A Polícia Federal desencadeou nesta quarta-feira, 24 de outubro, a Operação Olhos de Lince, que executa nove ações simultâneas, com o intuito de coibir crimes relacionados às eleições de 2018, em todo o país. Uma delas acontece em Juiz de Fora.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Uberlândia (MG) e Caxias do Sul (RS); bem como sendo lavrados cinco Termos Circunstanciados de Ocorrência, com a intimação dos investigados, em dois municípios mineiros, em um paraense, em Recife (PE) e Caxias do Sul (RS).

Na cidade, o investigado, de 25 anos de idade, prestou depoimento e admitiu ser o autor da mensagem postada na rede social Facebook com conteúdo de ameaça à vida de candidato à Presidência da República, mas alegou que não teve a intenção de incitar a prática de crime e que diante da repercussão negativa da postagem, a ocultou em seu perfil."

As ações fazem parte das atividades realizadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Eleitoral (CICCE/2018) e são resultado do trabalho desenvolvido pela Polícia Federal no acompanhamento das redes sociais, com o objetivo de identificar e evitar possíveis crimes eleitorais e ameaças aos candidatos que concorrem ao pleito.

Para a identificação dos investigados, foram utilizadas técnicas de reconhecimento facial que, por meio de critérios científicos, permitem a realização  de análises e comparações das características faciais, tais como cicatrizes, manchas e proporções, possibilitando a identificação de forma técnica e precisa dos suspeitos.

Na ação desta quarta, são apurados pela PF, conforme o caso, os crimes de violação do sigilo do voto e de incitação ao crime de homicídio, respondendo, os investigados, na medida de suas participações.