F?bio Acauhi F?bio Acauhi 21/11/2008

As sete verdades do bambu na vida profissional

Foto de um bambuzal Todos n?s conhecemos pessoas de grande potencial com a sua carreira profissional atrofiada ao longo da vida. Presenciamos essas mesmas pessoas murmurando e, de maneira solid?ria, tentamos encontrar algum motivo que explique o fracasso. Tentativa, at? ent?o, sem resposta. Qual seria ent?o o motivo do fracasso?

Conta uma pequena hist?ria que depois de uma grande tempestade, um jovem que visitara o seu av?, o chamou para a varanda e indagou: "Vov?, me explica como esta figueira, ?rvore frondosa e imensa, que precisava de quatro homens para abra?ar seu tronco se quebrou, caiu com vento e com chuva, e este bambu t?o fraco continua de p??"

O av?, no alto de sua sabedoria afirmou: "Filho, o bambu permanece em p? porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento e se partiu".

Aqui chegamos a um ponto fundamental! O bambu nos ensina sete coisas que, se voc? tiver a grandeza e a humildade dele, vai experimentar o triunfo da paz em seu cora??o e da vit?ria em todas as ?reas de sua vida.

- A primeira verdade: O bambu nos ensina o que nos ? mais importante; a humildade diante dos problemas, das dificuldades. N?o devemos nos curvar diante dos problemas e das dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia, mas diante daqueles mais experientes que nos ensina a vencer os intemperes da vida. O egocentrismo tem destru?do "grandes" profissionais que se julgam grandes demais para ouvir conselhos e continuar aprendendo.

- A segunda verdade: O bambu cria ra?zes profundas. ? muito dif?cil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo tamb?m. Voc? precisa aprofundar a cada dia suas ra?zes no conhecimento e na pr?tica, respeitando seus clientes e se fundamentando na seriedade, na ?tica e na honestidade.

- A terceira verdade: Voc? j? viu um p? de bambu sozinho? Apenas quando ? novo, mas antes de crescer ele permite que nas?a outros a seu lado (como no cooperativismo e no trabalho em equipe). Sabe que vai precisar de seu amigo de trabalho e de seus superiores. Eles est?o sempre grudados uns nos outros, tanto que de longe parecem com uma ?rvore. ?s vezes, tentamos arrancar um bambu l? de dentro, cortamos e n?o conseguimos. Os animais mais fr?geis vivem em bandos, para que desse modo se livrem dos predadores.

Infelizmente vemos os profissionais do "EU". Eu posso, eu fa?o sozinho e consigo sozinho. Dificilmente trocam id?ias e colhem o melhor de cada companheiro, pois n?o sabem trocar experi?ncias e pior, n?o aprendem com a experi?ncia dos parceiros. Quando l?deres, ouvem para cumprir protocolos, nunca levando em considera??o o que seus comandados t?m para acrescentar. ? uma pena que ainda existam profissionais com esse pensamento.

- A quarta verdade: O bambu nos ensina a n?o criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita, comunidade, o bambu n?o se permite criar galhos. N?s perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestim?vel. Para ganhar, ? preciso perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.

Pesquisas revelam que um imenso n?mero de pessoas vivem 75% do tempo no passado, 20% do tempo no futuro e apenas 5% do tempo no presente. Preocupados com seus galhos sofrem por problemas que 80% deles nem chegam a acontecer. Se preocupam com coisas t?o pequenas que as oportunidades de crescimento passam que eles n?o v?em.

- A quinta verdade: O bambu ? cheio de "n?s" (e n?o de eu's). Os n?s s?o os problemas e as dificuldades que superamos. Os n?s s?o as pessoas que nos ajudam, aqueles que est?o pr?ximos e acabam sendo for?a nos momentos dif?ceis. N?o devemos pedir a Deus que nos afaste dos problemas e dos sofrimentos. Eles s?o nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles.

Controle-se emocionalmente, racioc?nio e otimismo nos ajudam a vencer as adversidades que com certeza v?o sempre existir em nossa vida, isso ? inevit?vel.

- A sexta verdade: O bambu ? oco, vazio de si mesmo. Enquanto n?o nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba nosso tempo, que tira nossa paz, n?o seremos felizes. Ser oco significa estar pronto para receber informa?es ?teis e que nos faz crescer.

J? perceberam a quantidade de porcaria que recebemos em nossos lares pela televis?o? Cenas de sexo na frente de nossos filhos, assassinato, novelas ensinando a roubar, ludibriar, maquinar o mal, enfim; coisas que s? nos deixam para baixo e nos preenche de informa??o que tiram o foco do nosso sucesso profissional.

Por fim, a s?tima verdade (li??o) do bambu ? que ele nos d? ? exatamente a id?ia de como deve ser nossa vida: Ele s? cresce para o alto. Ele busca as coisas que est?o no Alto. Essa ? a sua meta.

QUAL ? A SUA?

Muito sucesso e tudo de bom.


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
a vendas com o consultor F?bio Acauhi

F?bio Acauhi ? palestrante, consultor
e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
Atua h? 14 anos na ?rea de ensino com ?nfase em psicologia da aprendizagem