Quinta-feira, 6 de novembro de 2014, atualizada às 12h

Dia D de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo será neste sábado em JF

sarampo

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Seguimento contra Sarampo começa neste sábado, 8 de novembro, em Juiz de Fora.

As vacinas serão oferecidas para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, que são o público-alvo. As doses serão distribuídas em especial no sábado, Dia D de Vacinação, no dia 22, em pontos estratégicos que serão montados para o lançamento e para a última semana de campanha. Além disso, as doses ficarão disponíveis ao longo da semana, até o dia 28.

As vacinas estarão disponíveis nos seguintes locais: Parque Halfeld, Pronto Atendimento Médico (PAM) da rua Marechal Deodoro, Praça da Estação, Vigilância em Saúde (avenida dos Andradas 500), Santa Cruz Shopping, Igreja Sagrado Coração (no Bairu), Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (Rua São Sebastião, 772/776) e em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde. O atendimento deste sábado, 8, acontece das 8 às 17 horas.

Poliomielite

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), desde 1990 não há casos de poliomielite no Brasil. Trata-se doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões, que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível.

Sarampo

Os últimos casos de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram importados ou relacionados à importação. Em 2013 e 2014, foram registrados casos importados no país, com concentração em Pernambuco e Ceará. O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é a vacina.

ACESSA.com - Dia D de Vacina??o contra Poliomielite e Sarampo ser? neste s?bado