Terça-feira, 29 de janeiro de 2019, atualizada às 16h31

Vereadores pedem audiência pública para discutir situação das barragens em JF

Da redação

Os vereadores Cido Reis (PSB) e Marlon Siqueira (MDB), entraram com pedido de audiência pública para discutir a real situação das barragens de Juiz de Fora. Na região existem oito barragens, três de usinas hidrelétricas, três de abastecimento e, duas, de resíduos industriais. A proposta é reunir representantes do poder público, da empresa responsável pelas barragens, Nexa Resources, ex-Votorantim Metais, e sociedade para a discussão do tema. O assunto veio à tona após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na última sexta-feira, 25, três anos depois do vazamento dos rejeitos em Mariana.

No pedido, os vereadores enfatizam a necessária celeridade para a marcação da audiência. “Precisamos discutir o tema das barragens com responsabilidade e urgência a nível nacional, estadual e, também, municipal. Muitos juiz-foranos já estão preocupados com essa situação”, destaca o vereador Marlon em sua solicitação. Já o pedido do vereador Cido ressalta a importância de ações de prevenção. “Não podemos deixar que o mesmo desastre aconteça em nossa cidade, por isso, precisamos analisar todas a barragem construída em Juiz de Fora e saber de suas condições reais”.

Seguindo os trâmites normais, o pedido para audiência pública será lido e votado na primeira reunião ordinária do segundo período, que se inicia no dia 15 de fevereiro, para, então, poder ser agendada.

Entre os convocados e convidados para a audiência estão representantes da Secretaria Meio Ambiente (SMA), Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, da empresa Nexa Resources, do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna, do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), e representantes das associações municipais dos bairros próximos às represas.