Quarta-feira, 30 de janeiro de 2019, atualizada às 17h14

Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal agenda visita às barragens

Da redação

Duas visitas as barragens em Juiz de Fora estão agendadas para a próxima semana pela Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal. A primeira acontece na próxima terça-feira, 5, a partir das 8h, nas duas barragens de rejeitos: a Barragem da Pedra e dos Peixes, que possuem, respectivamente, 1,5 milhão e 800 mil metros cúbicos. Elas pertencem ao grupo Votorantim e estão sob responsabilidade da Nexa Resources, sendo que a Barragem dos Peixes atualmente encontra-se inativa. A comissão, formada pelos vereadores Zé Márcio - Garotinho (PV), Wanderson Castelar (PT), Adriano Miranda (PHS) e Kenedy Ribeiro (MDB).

Segundo o vereador Zé Márcio, a intenção é averiguar a segurança e o volume destas barragens, além da conversa sobre as duas estruturas de resíduos industriais. "Iremos aproveitar a oportunidade para discutir a situação da Represa de Picada - que é de geração de Energia Elétrica, mas que também é da responsabilidade do Grupo Votorantim”.

Na próxima quarta-feira, 6, a visita será na Represa Dr. João Penido, que pertence a Cesama, e possui 16 milhões de metros cúbicos, que abastece toda a cidade. A Comissão de Urbanismo destaca que estas são as primeiras duas visitas de uma série que pretendem realizar.

As datas foram definidas durante a reunião realizada na última terça, 29, quando os legisladores ressaltam que esta é uma discussão recorrente dentro da Comissão de Urbanismo. “Não é a primeira vez que o assunto é debatido pela Comissão. A nossa preocupação é constante, mas diante da tragédia em Brumadinho torna-se urgente dar uma resposta à população em relação ao que fatalmente vem a cabeça de todos, nesse momento: como estão às barragens, sobretudo as de rejeitos, em Juiz de Fora?”, disse Castelar. As visitas são continuidade de um trabalho que já vem sendo realizado pela Comissão de Urbanismo desde 2016 e, também, de uma ação preventiva.

Para acompanhar a comissão, serão convidados entre outros órgãos, representantes do Ministério Público, da Secretaria de Meio Ambiente do município, das faculdades de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

ACESSA.com - Comiss?o de Urbanismo da C?mara Municipal agenda visita ?s barragens