• Assinantes
  • Autenticação
  • Política
    Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019, atualizada às 14h55

    Câmara aprova decreto que suspende alterações na Lei de Acesso à Informação

    Da redação

    A Câmara dos Deputados aprovou na tarde de terça-feira, 19 de fevereiro, o projeto de decreto legislativo (PDC- 614/19), de autoria da deputada federal juiz-forana Margarida Salomão (PT) e outros, que suspende os efeitos do Decreto 9.690/19, que atribui a outras autoridades, inclusive ocupantes de cargos comissionados, a competência para classificação de informações públicas nos graus de sigilo ultrassecreto ou secreto. A aprovação do decreto é considerada a primeira derrota do presidente Bolsonaro no Congresso Nacional.

    "Derrotamos o Governo por amplíssima maioria. Inclusive, o partido do presidente da república liberou o voto, de tão vergonhoso que era esse projeto que permitia o aumento dos servidores em cargos comissionados que poderiam colocar documentos em segredo. A Câmara deu a resposta. Estamos muito felizes porque esse é um decreto nosso. É uma vitória daquilo que nos queremos consignar nesse início de legislatura. É uma vitória da transparência, da democracia. Contra o segredo e contra a corrupção", afirmou parlamentar .

    A iniciativa havia sido apensada a outro decreto - Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 3/19, de igual teor, assinado pelos deputados Aliel Machado (PSB/PR), Alessandro Molon (PSB/RJ), Weliton Prado (PROS/MG), João Campos (PRB/GO) e Danilo Cabral (PSB/PE), aprovados de forma simbólica. A matéria ainda irá ao Senado.


    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.