Quarta-feira, 29 de maio de 2019, atualizada às 8h

Câmara Municipal aprova o fim da verba de gabinete

Da redação

O projeto de resolução que acaba com a verba de gabinete na Câmara Municipal foi aprovado, em primeira discussão, durante reunião nessa terça-feira, 28 de maio. A proposta foi apresentada pela Mesa Diretora da Casa - composta pelos vereadores Luiz Otávio Fernandes Coelho - Pardal (PTC), Ana do Padre Frederico (MDB), Júlio Obama Jr. (PHS), André Mariano (PSC) e Wanderson Castelar (PT).

A expectativa, segundo a Mesa Diretora, é que esta mudança gere uma economia entre 30% e 40% aos cofres públicos. Hoje na Câmara, a liberação da verba de gabinete segue o modelo indenizatório. Cada um dos 19 vereadores tem um limite de R$ 8 mil reais para custear despesas do gabinete em itens como locação e manutenção de veículos, combustível, gráfica, material de informática, locação de imóvel para atividade parlamentar e serviços de consultoria. O recurso é liberado por meio de requerimento feito pelos parlamentares, mediante comprovação por nota fiscal.

Com a mudança, as verbas de gabinete passam a ser liberadas para os vereadores em formato licitatório, já adotado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. Com isso, a contratação de empresas vai passar por processos de licitação. Segundo o Presidente da Casa, Pardal, o projeto reforça a política de austeridade, economicidade e transparência pública almejada pela Câmara.

As verbas de gabinete serão extintas de forma gradativa e no menor tempo possível, até que os prazos de validade dos contratos mantidos por cada gabinete sejam encerrados para evitar eventual multa rescisória contratual, e solução de continuidade dos serviços contratados. Ainda de acordo com o Pardal, não haverá contratação de novos funcionários nem novas despesas na implantação da mudança. Todo o processo de licitação será realizado pela equipe que já trabalha na Câmara.

A expectativa é que num primeiro momento sejam licitados serviços de telefonia, locação de veículos e combustível. Itens que segundo a Administração da Casa, já devem gerar grande impacto na redução das despesas.

ACESSA.com - C?mara Municipal aprova o fim da verba de gabinete