Quinta-feira, 22 de agosto de 2019, atualizada às 9h45

Vereador solicita manutenção do prédio do Museu do Crédito Real para fins culturais

Da redação

O vereador Juraci Scheffer (PT) solicitou, durante reunião na última terça-feira, 20 de agosto, a permanência do prédio do Museu do Crédito Real como patrimônio público cultural, histórico e social. O pedido foi feito por meio de representação, encaminhada ao governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, e à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo é impedir que o prédio onde se localiza o museu seja destinado a outros fins.

Segundo o vereador, há a possibilidade do espaço passar a abrigar secretarias do Estado, com o intuito de reduzir gastos do governo estadual com aluguel. Atualmente, o espaço é cedido para instituições com fins culturais. Para Scheffer, a resolução encontrada para reduzir os gastos com aluguéis resultará em problemas graves para a área cultural de Juiz de Fora. Ele cita que o espaço do Museu do Crédito Real abriga atividades culturais gratuitas como, por exemplo, palestras, simpósios históricos, saraus, contação de histórias, lançamentos de livros, fóruns, encontros, batalhas poéticas, seminários e exposições. Juraci esclarece também que em 2018, foram mais de 300 atividades realizadas.

Caso aconteça a rescisão do contrato, as instituições parceiras do Museu como; Associação dos Funcionários Aposentados do Banco de Crédito Real de Minas Gerais (ASFAC); Associação de Cultura Luso-Brasileira; Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região (ADJFR); Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora; e Instituto Teuto-Brasileiro William Dilly - podem ter suas atividades suspensas. Com o objetivo de manter o prédio do Museu do Crédito Real como espaço cultural, Juraci solicitou que o Governo do Estado promova a doação do prédio para a cidade de Juiz de Fora, tornando o município responsável por gerenciar, administrar e conservar o espaço.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.