Doenças do sono atingem grande parte da popula??o

Por

Doen?as do sono atingem metade da popula??o Entre elas est? o ronco, que atinge os homens em grande escala. As mulheres t?m mais propens?o a roncar ap?s a menopausa

Priscila Magalh?es
Rep?rter
22/09/2008

Os problemas de sono est?o se tornado cada vez mais freq?entes no ser humano, porque este tem reduzido seu tempo de descanso. "O homem foi criado para dormir oito horas por noite. Atualmente, ? dif?cil encontrar quem durma todo esse tempo", diz a neurologista especialista em medicina do sono e presidente da Associa??o Mineira de Medicina do Sono Celeste Negr?o.

Entre os fatores que contribuem para esta redu??o est?o o lazer noturno, a internet, a televis?o e os estudos. "A sociedade est? obrigando as pessoas a dormirem mais tarde. Elas chegam em casa tarde e ainda v?o ver TV e olhar os e-mails". A redu??o do tempo de sono e os dias agitados v?o causando irritabilidade, cansa?o e estresse. Como conseq??ncia, o organismo pode desenvolver at? um quadro de depress?o.

Um outro problema ? o ronco. ? comum ouvir hist?rias de pessoas que se sentem incomodadas pelo som emitido pelo parceiro ou parceira enquanto dormem. "A maioria das pessoas ronca", diz a m?dica. O ronco ? o barulho que o ar faz quando tenta passar por uma estrutura do corpo que est? bloqueando sua passagem, como as am?dalas, por exemplo.

O grupo mais propenso a roncar ? o formado por homens. A situa??o se agrava para eles quando a idade vai avan?ando. "Neste caso, aumenta a flacidez da musculatura", explica a m?dica. As mulheres passam a roncar ap?s a menopausa. Pessoas obesas tamb?m fazem parte do grupo. Outro ponto a ser observado, e que pode indicar se a pessoa tem o h?bito de roncar ou n?o, ? o per?metro cervical. "No caso dos homens, se o pesco?o medir mais que 43 cent?metros, ele ? propenso ao ronco. Para as mulheres o n?mero ? acima de 38 cent?metros". Esses valores indicam o ac?mulo de gordura na regi?o do pesco?o.

Segundo Celeste, quem ronca passa por algum problema respirat?rio, como desvio de septo, rinite ou obstru??o nasal, entre outras. Ela diz que o ronco leve n?o traz preju?zos ao sono de quem emite os ru?dos. Entretanto, ? preciso ficar atento, pois um simples ronco pode se tornar mais problem?tico, o que acontece quando ele se associa ? apn?ia.

A apn?ia ocorre quando a pessoa p?ra de respirar, por cerca de dez segundos, enquanto dorme. Quando isso acontece por at? cinco vezes a cada noite, o quadro ainda ? considerado normal. A gravidade come?a a ficar mais evidente quando esse n?mero aumenta. "Entre cinco e 15 vezes por noite ? considerada leve, de 15 a 30 ? moderada e acima disso ? grave", explica a m?dica.

Como identificar uma doen?a do sono?

Para quem dorme acompanhado, ? mais f?cil identificar algum tipo de irregularidade durante o sono, afinal, o ronco atrapalha quem est? do lado. Mas e quem dorme sozinho? Celeste explica que o primeiro sinal ? a sonol?ncia durante o dia. "Quem tem um quadro mais grave de apn?ia, briga para respirar durante toda a noite. Ent?o, a qualidade do sono n?o ? boa".

Al?m da sonol?ncia, outros sinais de que a pessoa n?o atingiu o sono profundo, aquele que realmente descansa, ? a queda na concentra??o, na mem?ria e na qualidade de vida, provocada pelo mau humor. "Quando estes primeiros sinais forem percebidos, o ideal ? procurar um especialista", aconselha.

Essa pessoa vai ser encaminhada a um exame chamado polissonografia. Atrav?s dele, o paciente vai ser observado durante toda a noite e a qualidade de seu sono avaliada. "Tudo ? monitorado durante o sono: movimentos de pernas, batimentos card?acos e respira??o, entre outros. Assim, o dist?rbio vai ser identificado".

Tratamentos

Ao contr?rio do que se pensa h? tratamento para o ronco. Entre os mais simples, para casos menos complicados, ? necess?rio ter aten??o ? postura na hora de dormir. "Pode ser que a pessoa s? ronque se estiver deitada de barriga para cima. Ent?o, deite de lado", aconselha Celeste. Outra medida ? perder peso. "O ronco e a apn?ia est?o ligados ao excesso de peso".

Para quem tem problemas respirat?rios, como rinite, o ideal ? dormir em local limpo e arejado para n?o prejudicar a respira??o. Evitar alimentos pesados, bebida alco?lica e cigarro ? noite tamb?m contribui para manter a qualidade do sono.

Para casos de ronco mais complexos, os tratamentos s?o feitos com um aparelho oral para ronco, adaptado somente por dentistas especializados; cirurgia, que corresponde a menos de 5% dos casos; e o uso do CPAP, um aparelho indicado para quem tem apn?ia do sono. "? uma m?scara usada para dormir e que joga ar nas vias a?reas superiores. Assim, o paciente n?o p?ra de respirar".

A m?dica ainda ressalta que noites mal dormidas tamb?m podem aumentar o n?mero de acidentes de tr?nsito e no trabalho. "A sonol?ncia reduz os reflexos e a concentra??o". Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhor. Assim, o paciente recupera a qualidade de vida. "Respirando e dormindo melhor, ele vai fazer atividade f?sica e at? perder peso".