A arte de combinar
Aprenda a fazer pratos com vinho
e saiba qual ? o ideal para cada tipo de comida

Ludmila Gusman
13/09/02


Combinar comida e vinhos n?o ? tarefa das mais simples. Qualquer detalhe da comida, como um tempero a mais, por exemplo, pode refletir em uma p?ssima combina??o. E n?o ? s? isso.

Para os especialistas, a escolha da bebida est? associada a fatores clim?ticos e ao local onde voc? se encontra. Quer um exemplo? Eles dizem que n?o fica nada bem apreciar a bebida em uma danceteria com som no ?ltimo volume e cheiro de cigarro. Ou ainda experimentar o vinho no ver?o, quando ele deve ser tomado no inverno. O "recomend?vel", segundo eles, ? um local aconchegante para que a aprecia??o seja bem feita e voc? possa saborear o gosto da bebida com concentra??o e ambiente apropriado. Mas h? quem n?o se importe com tantas regras. A paix?o pelo vinho rompe limites e, dessa forma, n?o h? clima nem local que o fa?a dispensar a bebida. Em qual desses grupos voc? encaixa?

Em sintonia com a refei??o
Para cada tipo de refei??o h? um vinho que combina melhor com o seu paladar. Os suaves devem acompanhar pratos pouco temperados, j? os fortes e encorpados s?o ideais para pratos mais condimentados. E, se numa mesma ocasi?o, voc? tiver a oportunidade de experimentar v?rios tipos de vinhos, o melhor deve ficar sempre para o final da refei??o, para que a boca conserve o sabor. Outra norma universalmente aceita ? servir vinhos brancos para acompanhar carnes brancas (aves, peixes, crust?ceos). Na verdade, o vinho branco pode acompanhar qualquer prato, at? mesmo os de massas, tradicionalmente identificados pelos italianos com os vinhos tintos. O importante ? que o vinho valorize o prato que voc? escolheu. Abaixo selecionamos algumas dicas, confira!

  • Entradas - Com as entradas deve ser servido vinho branco seco, vinho verde branco, vinhos generosos secos ou ainda vinhos espumosos secos.

  • Sopa - Com sopa ? cl?ssico "molhar-se a boca" com generosos secos. No entanto, os vinhos rosados e os espumosos podem servir de vinho ?nico ao longo de uma refei??o.

  • Saladas- Aos pratos avinagrados, como saladas muito temperadas, n?o conv?m nenhum tipo de vinho.

  • Peixes - Com peixe serve-se o mesmo vinho que serviu para os aperitivos (vinho branco seco ou verde). Se forem servidos com molhos picantes, aconselha-se um vinho branco suave.

  • Massas - Com massas, legumes, arroz e ovos servem-se vinhos brancos adamados ou tintos ligeiros.

  • Carnes vermelhas - As carnes vermelhas e a ca?a, assadas ou guisadas ou em pasta (tortas recheadas, empadas), servem-se acompanhadas por vinho tinto encorpado. As carnes assadas tamb?m combinam com vinhos espumosos secos.

  • Queijos - Com queijos fermentados (crus) servem-se vinhos tintos fortes. Queijos de pastas cozidas (tipo gruy?re) pedem vinhos tintos mais leves. Com queijos frescos servem-se vinhos brancos suaves.

  • Doces - Com doces n?o alcoolizados servem-se vinhos doces brancos, espumosos doces ou ainda generosos doces e meio-doces. Com doces confeccionados com licores ou aguardentes, s? devem servir-se as bebidas utilizadas na sua prepara??o.

Fonte: http://www.netmenu.pt

O vinho como ingrediente
Al?m de servir como bebida, o vinho ? um ingrediente essencial em determinados pratos. Abaixo selecionamos algumas receitas do S? Sabor feitas especialmente com vinhos. Aproveite!

Clique no nome das receitas

Galo ao vinho de Borgonha
Lulas ao vinho tinto
Doce de vinho
Arroz ao vinho
Bolo de vinho
Frango ao vinho branco
Vinho quente
Massa de empad?o ao vinho
Chester com vinho do Porto
Embreagados de vinho branco
Frango ao vinho Marsala
Ca?arola de frango com bolinhos recheados
Polvo com vinho
Pernil ao vinho
Molho Madeira
Fricass?

Acesse as receitas! Basta clicar nos nomes dos pratos.


Clique aqui e cadastre suas receitas no S? Sabor.