Azeite temperado Op?es especiais para fazer em casa

10/09/2004

H? seis mil anos o azeite j? fazia parte o card?pio de muitos eg?picios. Prova de resist?ncia ao tempo e de muito sabor, o sulco da azeitona pode ficar ainda mais especial, caso seja aromatizado.

A culinarista Cristina Dutra revela as principais dicas para o preparo de azeites temperados. Segundo ela, o segredo est? na mistura adequada dos ingredientes e no tempo de espera para a degusta??o.

Cristina ressalta ainda que o azeite n?o aceita bem a mistura com frutas. "Ele s? combina com ervas e outros condimentos. E, para cada prepara??o, deve-se escolher o azeite de prefer?ncia de cada um. Por?m, o melhor ? o azeite de garrafa", diz.

Quando o assunto ? azeite, logo pensamos em saladas. Cristina garante que uma boa alternativa ? aproveit?-lo para molhos especiais. Ela d? duas receitas pr?ticas para faz?-los em casa. Clique e veja: Molho Aromatizado para Saladas e Molho de Salada.

Op?es de azeite temperados

Azeite com pimenta vermelha

Basta acrescentar as pimentas com os cabinhos e uma pitada de sal. Deixe alguns dias, para pegar gosto. Se desejar, junte um dente de alho levemente, amassado.


Azeite com tomate seco e or?gano

? uma excelente mistura para regar uma fatia de p?o italiano ou mesmo sobre uma pizza. Pode-se neste caso aquecer um pouco o azeite. Coloque numa molheira pr?pria e leve ao forno de microondas por 1 minuto pot?ncia alta.

Sirva com Foccacia (massa de p?o assada com sal grosso e ervas)

Azeite com pimenta calabresa seca

? s? misturar. O resultado ? excelente. Fica um azeite picante.





Azeite com alecrim

Ponha ramos de alecrim no azeite, com um dente de alho. E s? saboreie depois de uma semana.




Azeite com tomilho

Misture tomilho, cebola cozida e pimenta do reino. A mistura ? ?tima para temperar carnes.




Azeite com ervas secas variadas

Alecrim, or?gano, tomilho, coentro em gr?o, pimenta do reino e vermelha.




Azeite com alho amassado

Escolha duas cabe?as de alho bonitas, fazendo um corte na parte de cima, deixando apa dentes de alho. Regue com um pouco de azeite, embrulhe com papel alum?nio e asse em forno m?dio, de 20 a 30'. Retire o alho do forno, desembrulhe-o e esprema os dentes, que j? ter?o ficado bem cremosos. Ponha, o "creme" no vidro, junto com os gr?os de pimenta do reino e um pouco de sal grosso. Complete com azeite. O alho assado fica suave e um pouco adocicado.

Neste item temos ainda uma outra op??o: podemos tamb?m usar o alho apenas assado. Fica macio e de um aroma inigual?vel. Pode ser servido no pr?prio embrulho de papel alum?nio. Pode ser saboreado com carnes de qualquer esp?cie. E acompanhado de p?o.

Para ler o cr?dito das fotos, passe o mouse sobre elas

*Colaborou: Renata Silva, estudante do 7? per?odo da Faculdade de Comunica??o da UFJF



Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
aos assuntos de culin?ria com
Cristina Dutra

Cristina Dutra ? consultora de Culin?ria,
ministra Cursos de Congelamento,
Microondas e culin?rias variadas.
Saiba mais, clicando aqui!