Felipe Reis Felipe Reis 27/4/2013

Tenha mais um motivo para pular cedo da cama

Rolinhos de canelaEu sou dessas pessoas que sobrevivem sem o café da manhã. Com o início dos dias sempre corridos, mal tenho tempo para comer antes de sair de casa. Isso não quer dizer que eu não goste de uma mesa bem farta logo cedo. Quando tenho tempo, nos finais de semana, gosto de preparar meu café. Afinal, é recompensador dar uma mordida em um pão preparado em casa e recém saído do forno.

Macios igual a um travesseiro e com uma generosa camada de canela, esses rolinhos são perfeitos para despertar os sentidos e dar um "empurrão" para fora da cama.

São poucos os ingredientes e é provável que você já tenha a maioria deles em casa. Apesar de seu fácil preparo, essa não é uma receita que fica pronta no estalar dos dedos. É preciso um pouco de planejamento e paciência.

Como eu disse, não dá muito trabalho, mas é preciso deixar a massa crescer para garantir 12 rolinhos bem fofinhos ao final de duas horas. Compensa? Com certeza!

Rolinhos de canela

Ingredientes

  • 1 xícara de leite morno;
  • 1 pacote de fermento biológico seco instantâneo (10g);
  • 2 ovos;
  • 2/3 xícara de manteiga;
  • 4 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1/3 xícara de açúcar;
  • ¾ xícara de açucar mascavo;
  • 3 colheres de sopa de canela em pó.

Passo a passo

Para fazer a massa, comece preparando o fermento. Deixe um pacote de fermento biológico seco instantâneo descansar por cinco minutos, em uma xícara de leite morno. Em uma tigela grande, misture 1/3 de xícara de manteiga derretida, dois ovos em temperatura ambiente, uma colher de chá de sal e 1/3 de xícara de açúcar. Acrescente o fermento dissolvido e bata até misturar tudo.

Com o gancho de massa da batedeira, coloque 4 xícaras e meia de farinha de trigo, raspando as laterais da tigela ocasionalmente. Sove entre 5 e 10 minutos até que a massa fique lisa e elástica. Em seguida, transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove à mão durante três minutos. Faça uma bola com a massa e leve novamente para a tigela, untada com um pouco de óleo. Cubra e deixe fermentar por 45 minutos ou até dobrar de tamanho.

DICA: Eu prefiro colocar para crescer dentro do forno microondas. Há quem goste de deixar dentro do forno convencional, mas nada como deixar a massa no sol, ainda mais nesses dias em que a temperatura está mais amena. Sem dúvida, o calor do sol é a melhor maneira de deixar a massa fermentar e crescer.

Enquanto isso, prepare o recheio de canela. Não tem segredo. É só misturar ¾ xícara de açúcar mascavo, três colheres de sopa de canela em pó e 1/3 de xícara de manteiga. Reserve.

Abra a massa em um quadrado grande – para ficar com 1 cm de espessura, a massa vai abrir uns 60 cm. Espalhe a pasta de canela e aperte, sem muita força, para grudá-la à massa. Agora, pegue uma das extremidades e vá enrolando até fazer um rolo.

Corte em 12 pedaços. Coloque em um tabuleiro, levemente untado, cubra e deixe crescer novamente. Agora por 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 200°C. Asse por aproximadamente 25 minutos, até que esteja bem dourado. Se a parte de cima estiver levemente dourada, pode ser que por dentro ainda esteja cru. Tire do forno e deixe esfriar um pouco. Este rolinho é melhor servido no dia em que é feito, quentinho ainda e com um pouco de creme.

1 xícara de leite morno; 1 pacote de fermento biológico seco instantâneo (10g); 2 ovos; 2/3 xícara de manteiga; 4 1/2 xícaras de farinha de trigo; 1 colher de chá de sal; 1/3 xícara de açúcar ; ¾ xícara de açucar mascavo; 3 colheres de sopa de canela em pó; Para fazer a massa, comece preparando o fermento. Deixe um pacote de fermento biológico seco instantâneo descansar por cinco minutos, em uma xícara de leite morno. Em uma tigela grande, misture 1/3 de xícara de manteiga derretida, dois ovos em temperatura ambiente, uma colher de chá de sal e 1/3 de xícara de açúcar. Acrescente o fermento dissolvido. Bata até misturar tudo. Com o gancho de massa da batedeira, coloque 4 xícaras e meia de farinha de trigo, raspando as laterais da tigela ocasionalmente. Sove entre 5 e 10 minutos até que a massa fique lisa e elástica. Em seguida, transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove à mão durante três minutos. Faça uma bola com a massa e leve novamente para a tigela, untada com um pouco de óleo. Cubra e deixe fermentar por 45 minutos ou até dobrar de tamanho. Para o recheio de canela, é só misturar ¾ xícara de açúcar mascavo, três colheres de sopa de canela em pó e 1/3 de xícara de manteiga. Reserve. Abra a massa em um quadrado grande – para ficar com 1 cm de espessura, a massa vai abrir uns 60 cm. Espalhe a pasta de canela e aperte, sem muita força, para grudá-la à massa. Agora, pegue uma das extremidades e vá enrolando até fazer um rolo. Corte em 12 pedaços. Coloque em um tabuleiro, levemente untado, cubra e deixe crescer novamente. Agora por 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 200°C. Asse por aproximadamente 25 minutos, até que esteja bem dourado. Se a parte de cima estiver levemente dourada, pode ser que por dentro ainda esteja cru. Tire do forno e deixe esfriar um pouco. Este rolinho é melhor servido no dia em que é feito, quentinho ainda e com um pouco de creme.

Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias

ACESSA.com - Tenha mais um motivo para pular cedo da cama