• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Rocambole de nozes e coco

    :::27/11/04

    Clique no ícone "Faça" para o passo-a-passo. Se quiser, imprima a receita, clicando na impressora. E saiba o motivo de se usar frutas secas, como as nozes, no natal Aprenda! Imprima! Leia!

    Foto: ACESSA.com

    O Natal está próximo e a culinarista Luzimar Evaristo nos ensina como fazer um prato doce com uma das frutas típicas dessa festa: nozes.

    Para incrementar, ela mistura coco ralado e enfeita com cerejas e frutas secas. O mais interessante dessa receita de rocambole é que o recheio vai ao forno juntamente com a massa. Como assim? É incrível, mas quando retiramos a massa do tabuleiro, o passo seguinte é esperar amornar, enrolar e passar a cobertura!

    E por falar em tabuleiro, Luzimar diz que é muito importante saber escolher a assadeira correta. "Se colocamos pouca massa em um tabuleiro grande, a massa vai ficar fina e seca demais. E muita massa em um tabuleiro pequeno, além de correr o risco de transbordar e sujar o forno, a massa vai murchar", explica.

    A receita tem rendimento para mais ou menos 25 pessoas. "O rocambole é bem doce e a fatia pode ser fina", diz Luzimar. Se quiser congelar, embrulhe num papel alumínio e deixe, no máximo, por 30 dias. Descongele em temperatura ambiente. E nada de etntar descongelar em microondas, ok?

    Clique nas fotos para ver o passo-a-passo

    Natal com frutas secas

    Foto site:
http://www.chefonline.com.br No Brasil, apesar do verão, o natal é influenciado pela tradição de países de clima frio. O nosso papai noel, por exemplo, usa roupas de frio e entra em chaminés. Com exceção do sul do Brasil, as outras regiões só tem chaminés por conta de churrasqueira (e ninguém monta árvore de natal em volta da churrasqueira, ou monta?). Outra influência é na culinária. Usamos frutas secas para enfeitar e degustar a ceia. É bem verdade que nozes e avelãs são deliciosas em qualquer época do ano. Mas de onde surgiu a ligação entre natal e frutas secas?

    Conta a história que, na antiga Roma, as frutas secas eram um presente habitual durante as celebrações e apreciadas pelas crianças. Entre as classes sociais mais elevadas, as frutas secas eram cobertas com ouro e dadas como presentes, além de serem usadas como decoração.

    Para os romanos, cada tipo de fruta seca tinha um significado especial. As avelãs evitavam a fome, as nozes significavam abundância e prosperidade, as amêndoas protegiam as pessoas dos efeitos da bebida.

    Fonte: www.bycarmen.com.br

    Colaborou: Jornalista Sílvia Zoche



    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.


    Clique aqui e mande sua pergunta,
    esclareça sua dúvida com relação
    aos assuntos de culinária com
    Luzimar Evaristo

    Luzimar Evaristo
    é culinarista

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.