Velas para o Natal

Por

Velas que iluminam e enfeitam sua mesa A criatividade faz do simbolismo do Natal uma forma de ganhar dinheiro e enfeitar a casa com pe?as delicadas e coloridas


Colabora??o: Marinella Souza
Edi??o: Ludmila Gusman
Designer: Laura Martins Ferreira
Novembro/2007

V?rios s?o os s?mbolos utilizados para a festa que celebra o Natal, entre eles est?o a bola, a ?rvore de natal e a vela, cada um com seu significado no contexto natalino. A vela representa a proximidade da data e, inicialmente, era utilizada na Coroa do Advento.

Formada com ramos naturais, amarrados com fitas vermelhas, a Coroa do Advento possui quatro velas a serem acesas uma a uma nos quatro domingos que antecedem o Natal. O n?mero cada vez maior indica a proximidade da vinda de Jesus, a Luz do mundo.

Hoje, no entanto, esse simbolismo toma ares de decora??o e as velas s?o cada vez mais utilizadas nas decora?es natalinas em formatos e cores variados. Segundo a artes?, Lady Cardoso (foto abaixo), nessa ?poca do ano, as mais pedidas s?o aquelas nas cores vermelha, verde, branca e dourada.

Procuradas o ano todo
Mas, Lady garante que as velas s?o muito procuradas durante todo o ano, embora as festas de fim de ano contribuam para uma procura maior. "As pessoas buscam muito as velas para dar de lembran?a a amigos em datas especiais e mesmo para enfeitar da pr?pria casa. Com o Natal, elas querem preparar a casa e as velas surgem com uma op??o bonita e barata", comemora a artes?.

Fabricando as velas h? quatro anos, Lady conta que essa foi uma op??o encontrada para solucionar problemas financeiros e que agora a produ??o de velas tornou-se essencial. "Eu estava com dificuldades para arrumar emprego e resolvi fazer o curso. Essa parecia a solu??o dos meus problemas, hoje, posso tirar meu sustento das velas e nesse processo encontro enorme prazer", conta Lady.

Para a dona de casa, L?via Maria da Silva, as velas s?o fundamentais na decora??o de Natal. "Com as velas a casa fica mais bonita. Ainda mais agora que elas aparecem com formatos variados e cada vez mais bonitos", diz.

Se para a religi?o cada vela acesa representa uma mensagem-Luz colhida na Palavra de Deus, a julgar pela procura nas lojas do ramo, os lares juizforanos estar?o bastante iluminados at? o Natal.

Segundo Lady, a procura cresceu muito desde o in?cio desse m?s. "As pessoas t?m mostrado bastante interesse nas velas, principalmente como forma de presentear as pessoas queridas". Fica a dica para quem est? confuso em rela??o aos presentes de Natal!