Frutas c?tricas deixam o ch? mais saboroso

Esta bebida calmante pode ser consumida gelada, mas o ideal ? tom?-la
quente para que o aroma e sabores sobressaiam

S?lvia Zoche
Subeditora
17/05/2008

Chegou o fim de semana, as temperaturas em Juiz de Fora continuam baixas (para os padr?es de muitos juizforanos), e o sol que d? o ar da gra?a n?o s?o suficientes para nos aquecer neste outono. ? noite, ent?o, alguns nem saem de casa.

Independente do hor?rio, para deixar o dia mais agrad?vel e conseguir relaxar da correria do dia-a-dia, que tal preparar um ch? calmante. N?o ? de camomila ou erva-cidreira - deliciosas, sim, para quem aprecia as ervas em infus?o -, mas de frutas c?tricas, ch? com um aroma delicioso, que se espalha pelo ambiente e possui um sabor requintado.

Esta receita ? aquela que a equipe ACESSA.com prometeu mostrar o passo-a-passo no dia 10 de maio, quando a culinarista Lenny Barros preparou um aut?ntico chocolate quente.

O ch? ? feito com frutas c?tricas e faz parte do card?pio do Ch? Beneficente em Prol das Obras Sociais do Bom Pastor, um dos trabalhos que a institui??o realiza para ajudar as fam?lias e crian?as atendidas pelas Obras.

Preparando o ch?

O ch? frutado ? feito com abacaxi, casca de laranja e lim?o, al?m de uma ma?? (veja a quantidade de ingredientes). Na receita, Lenny enfatiza a necessidade de se retirar a parte branca da laranja e do lim?o. "Esta parte branca deixa o ch? amargo". Como as frutas s?o com casca - inclusive as duas rodelas de abacaxi - ? importante lav?-las muito bem antes do preparo da bebida.

Foto do chocolate quente em uma ta?a e ao lado uma ta?a de licor de creme de cacau Foto do chocolate quente em uma ta?a com duas pimentas malaguetas secas por cima e canela em pau Foto do chocolate quente em uma ta?a e ao lado uma ta?a de licor de creme de cacau em cima de uma mesa decorada

A ma?? verde foi escolhida por Lenny para mostrar o passo-a-passo, mas ela informa que outros tipos tamb?m podem ser usados. "Pode ser a do tipo mais ?cida ou adocicada. Vai depender do que a pessoa gosta mais", comenta.

O cravo e a canela em pau tamb?m s?o levados para a fervura e ativam o paladar. Quem quiser dar mais cor ao ch?, pode derreter duas colheres (sopa) de a?car com a casca de laranja e a de lim?o. Quando o a?car estiver dissolvido, joga-se a ?gua e as outras frutas.

Foto do chocolate quente em uma ta?a e ao lado uma ta?a de licor de creme de cacau Foto do chocolate quente em uma ta?a com duas pimentas malaguetas secas por cima e canela em pau Foto do chocolate quente em uma ta?a e ao lado uma ta?a de licor de creme de cacau em cima de uma mesa decorada

Para quem n?o quer colocar a?car no ch?, em hip?tese alguma, a cor da bebida (como nas fotos) foi gra?as a erva ibisco, mas ela n?o ? colocada na panela para ferver e sim em um recipiente ? parte. Lenny tamb?m ensina que a bebida pode ficar guardada na geladeira. Quando for servir novamente, esquentar e colocar outras ervas em infus?o, como a camomila e a erva-cidreira.