Nesta quarta-feira (26), o Departamento de Saúde de Matias Barbosa divulgou o resultado do 4º Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022, realizado entre os dias 18 a 24 de outubro. O resultado de 2,9% representa um aumento de 0,8% de acordo com 3º LIRAa, com 2,1% divulgado em julho.
Foram vistoriados 206 imóveis, e encontrados 6 focos positivos, sendo 4 no Centro, 1 no Bairro Nossa Senhora da Penha e 1 no Pitangueiras. Entre os locais onde os focos foram encontrados, 3 em recipientes como vasos de planta, prato e balde, 2 em ralos e 1 em pneu.
O sorteio dos quarteirões vistoriados foi realizado por meio do sistema LIRAa-LIA Municípios. Este é o 1º lavamento após a atualização do Registro Geográfico (RG) do município feito em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora. O RG conta com 14 Bairros, 170 quarteirões, 7.944 imóveis.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Eva Cristina de Souza Leopoldo, o período de chuvas não é o principal fator para o aumento no índice, mas a falta de colaboração dos moradores, com focos encontrados em locais onde são orientados a vistoriarem periodicamente, como os vasinhos de plantas entre outros utensílios dentre das casas e quintais.
Ações simples podem acabar com os focos do mosquito Aedes.
1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas.
6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
Tags:
Aedes Aegypti | Campos RJ | Dengue | Geral | índice de infestação | LIRAa | Rio de Janeiro | Saúde
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!