De janeiro a julho de 2023, 2.301 pessoas foram internadas em Minas Gerais por desidratação. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foram 304 crianças de até 9 anos e 1.178 idosos com mais de 60 anos.
O estado esteve na lista das localidades mais impactadas pela forte onda de calor que atingiu o Brasil nos últimos dias. Em Juiz de Fora, a temperatura chegou aos 34° no último domingo (24).
Leia também: Dias muito quentes: nutricionista de Juiz de Fora dá dicas de como se refrescar e alimentar sem gastar muito
Foram dias de temperaturas elevadas que, associada à ausência prolongada de chuvas, acendeu o alerta para perigos como a desidratação, especialmente entre os mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos e gestantes. Somados ao calor, os baixos índices de umidade relativa do ar podem impactar a saúde de todos.
Veja abaixo recomendações para dias de calor:
- Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
- Utilizar roupas leves, bonés ou chapéus e protetor solar;
- Deixar as janelas abertas em casa e em veículos sem ar-condicionado;
- Manter ambientes úmidos com toalhas molhadas, umidificadores de ar ou mesmo baldes com água;
- Tomar banhos ligeiramente mornos, evitando a mudança brusca de temperatura.
Riscos à saúde
A ingestão insuficiente de água pode fazer com que o corpo apresente sinais de perigo à saúde, como urina escura, cansaço, pele ressecada e até prejuízo na função renal.
A SES-MG orienta que, em caso de transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia, é fundamental procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa para atendimento.
“Para evitar um possível quadro de desidratação, em geral recomenda-se a ingestão média de dois litros de água por dia. No entanto, essa quantidade pode variar, dependendo da temperatura, atividades que a pessoa realiza e se estará exposta ao sol”, explica a referência técnica da Diretoria de Promoção da Saúde e Políticas de Equidade da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Carolina Guimarães.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!