Câncer já é a principal causa de morte dos animais de estimação. Segundo um estudo realizado para determinar a frequência dos tumores diagnosticados pelo Hospital Veterinário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Patos, revelou que 78% dos tumores em cachorros são malignos e entre os gatos esse número sobe para 95,8%.

Em entrevista enviada ao Acessa, a veterinária Claudia Galvão, especialista em oncologia, relata que os tipos mais comuns de câncer nos animais são, o de pele e o de tecido subcutâneo. "São aqueles que acometem a pele, como se fossem uma ferida que não cicatriza, uma dermatite, ou um nódulo, esses são os que a gente identifica de forma mais fácil, depois tem os de mama e a neoplasia hematopoética, que são as que acontecem nas paredes do vaso sanguíneo e atingem os órgãos". 

Tratamento

Em relação ao tratamento dos pets, a profissional explica que nos dias atuais são vários os recursos que auxiliam. " Existem muitos recursos, junto com a evolução dos equipamentos e a medicina humana, avançou muito a possibilidade de tratamento, desde a quimioterapia e a radioterapia, até as cirurgias". 

Expectativa de vida

O médico-veterinário Altamir Costa, conselheiro da entidade, afirma que a expectativa de vida dos animais aumentou e é importante fazer check-ups periódicos, se antecipando a doenças que possam aparecer.

“Um estudo realizado em São Paulo mostrou que a expectativa de vida dos cachorros dobrou nos últimos 30 anos. Na década de 1980 um cão pequeno não passava dos nove anos, hoje eles atingem os 18 anos e os maiores chegam a 13 anos. Com a idade avançada, eles estão mais suscetíveis a doenças como câncer”, explicou.

Segundo o veterinário, algumas situações podem aumentar as chances de um animal desenvolver a doença, como idade avançada, exposição ao sol e características genéticas do animal e da sua raça.

 

 

Pixabay - Câncer é a principal causa de morte nos pets

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!

COMENTÁRIOS: