Alimenta??o de qualidade para o peso ideal Assim como quem passou do limite do ?ndice de massa corp?rea sofre com doen?as, quem est? abaixo tamb?m deve ficar atento

S?lvia Zoche
Subeditora
13/10/2007

Seis refei?es ao dia, com alimentos de qualidade (leia-se saud?veis) s?o necess?rias para compor a rotina de refei?es de uma pessoa. E na correria do dia-a-dia, h? sempre algu?m que acaba pulando o caf? da manh? - considerada a refei??o mais importante do dia - ou trocando o almo?o por um lanchinho, esquecendo de se alimentar no meio da tarde...

E surgem as reclama?es de que se est? acima do peso, e n?o se espantem, at? abaixo do indicado. Sim, porque quem quer emagrecer costuma se alimentar mal durante o dia, ingerindo mais calorias do que est? queimando e quem est? abaixo do peso, geralmente, tem um metabolismo acelerado e queima mais do que se consome.

O problema ? quando a pessoa est? com peso abaixo e acima do limite de ?ndice de Massa Corp?rea (IMC), que fica entre 18,5 e 24,9, segundo a endocrinologista C?lia Novaes (leia mat?ria).

O estudante de Sistemas de Informa??o Leandro de Deus Pereira, 23 anos, mede 1,85m e est? com 68 kg e est? dentro dos limites de IMC, mas ainda se considera magro e tenta engordar. "Na verdade, eu sei que n?o ? uma necessidade, mas, de certa forma, a sociedade imp?e", comentando sobre os padr?es de beleza entre os homens atualmente. "Antigamente, voc? v? nos filmes, os homens eram mais magros".

Foto montagem: ACESSA.com - Laura Martins Ferreira Seu problema ? que n?o consegue comer muito por ter pouco apetite. Recentemente, procurou a ajuda de uma endocrinologista. "Ela me pediu exames para saber como seguir o tratamento, mas j? me passou uma reeduca??o alimentar e est? dif?cil, porque s?o seis refei?es e me esfor?o pra conseguir fazer umas quatro por dia. Vou ver se ela me passa um suplemento, porque ? muita comida, n?o consigo", diz.

Foram v?rias as tentativas para engordar antes de procurar ajuda m?dica. Leandro chegou a ganhar peso quando fez muscula??o, mas o des?nimo tomou conta ? medida que os resultados diminu?am a cada m?s. "A? fiquei desestimulado e parei. Voltei ao que era. ? a mesma coisa com quem emagrece e volta a rotina que tinha antes. Vai engordar", exemplifica.

Transtornos na balan?a

Se Leandro est? com o IMC ideal, mesmo querendo ganhar peso, h? que esteja abaixo do 18,5 e precisa tomar cuidado com os transtornos que isso pode causar a sa?de. "As pessoas muito magras podem ter anemia, defici?ncia muscular, que pode comprometer n?o s? a coluna como toda a estrutura ?ssea", relata a m?dica.

foto de C?lia Al?m disso, n?o adianta querer engordar exagerando em pratos cal?ricos sem componentes saud?veis. Voc? deve conhecer casos de pessoas que comem leite condensado, caixas de bombons, frituras, entre outras guloseimas, s? para tentarem ganhar peso r?pido. Muitas vezes, o resultado n?o aparece e ainda pode acumular gorduras indesejadas, sem contar que a sa?de fica comprometida por n?o ter uma alimenta??o balanceada.

"Tanto para emagrecer quanto para engordar existe algo b?sico, que ? a composi??o gen?tica, a estrutura f?sica, o metabolismo. A pessoa tem que fazer uma dieta balanceada, com alimentos de qualidade para n?o desenvolver doen?as", explica C?lia, que lembra que exerc?cios f?sicos s?o essenciais. "No caso da muscula??o, n?o ? indicada para crian?as e adolescentes ainda em fase de crescimento".

Quem est? acima do peso, ou seja, acima do limite de 24,9, deve ficar atento porque aumentam as chances de desenvolver doen?as como a hipertens?o arterial, diabetes e AVC. Ter uma alimenta??o saud?vel n?o significa deixar o prazer de lado ou algo sacrificante. ? modificar um h?bito para tornar sua rotina mais agrad?vel. Assim como existem hor?rios programados para o trabalho e estudos em sua agenda, programe que de tr?s em tr?s horas voc? ter? alguns minutos dedicados ? sua alimenta??o. Voc? vai perceber que seu rendimento vai at? aumentar, porque seu organismo vai estar em equil?brio.