• Assinantes
  • Saúde

    Alimentação de qualidade para o peso ideal Assim como quem passou do limite do índice de massa corpórea sofre com doenças, quem está abaixo também deve ficar atento

    Sílvia Zoche
    Subeditora
    13/10/2007

    Seis refeições ao dia, com alimentos de qualidade (leia-se saudáveis) são necessárias para compor a rotina de refeições de uma pessoa. E na correria do dia-a-dia, há sempre alguém que acaba pulando o café da manhã - considerada a refeição mais importante do dia - ou trocando o almoço por um lanchinho, esquecendo de se alimentar no meio da tarde...

    E surgem as reclamações de que se está acima do peso, e não se espantem, até abaixo do indicado. Sim, porque quem quer emagrecer costuma se alimentar mal durante o dia, ingerindo mais calorias do que está queimando e quem está abaixo do peso, geralmente, tem um metabolismo acelerado e queima mais do que se consome.

    O problema é quando a pessoa está com peso abaixo e acima do limite de Índice de Massa Corpórea (IMC), que fica entre 18,5 e 24,9, segundo a endocrinologista Célia Novaes (leia matéria).

    O estudante de Sistemas de Informação Leandro de Deus Pereira, 23 anos, mede 1,85m e está com 68 kg e está dentro dos limites de IMC, mas ainda se considera magro e tenta engordar. "Na verdade, eu sei que não é uma necessidade, mas, de certa forma, a sociedade impõe", comentando sobre os padrões de beleza entre os homens atualmente. "Antigamente, você vê nos filmes, os homens eram mais magros".

    Foto montagem: ACESSA.com - Laura Martins Ferreira Seu problema é que não consegue comer muito por ter pouco apetite. Recentemente, procurou a ajuda de uma endocrinologista. "Ela me pediu exames para saber como seguir o tratamento, mas já me passou uma reeducação alimentar e está difícil, porque são seis refeições e me esforço pra conseguir fazer umas quatro por dia. Vou ver se ela me passa um suplemento, porque é muita comida, não consigo", diz.

    Foram várias as tentativas para engordar antes de procurar ajuda médica. Leandro chegou a ganhar peso quando fez musculação, mas o desânimo tomou conta à medida que os resultados diminuíam a cada mês. "Aí fiquei desestimulado e parei. Voltei ao que era. É a mesma coisa com quem emagrece e volta a rotina que tinha antes. Vai engordar", exemplifica.

    Transtornos na balança

    Se Leandro está com o IMC ideal, mesmo querendo ganhar peso, há que esteja abaixo do 18,5 e precisa tomar cuidado com os transtornos que isso pode causar a saúde. "As pessoas muito magras podem ter anemia, deficiência muscular, que pode comprometer não só a coluna como toda a estrutura óssea", relata a médica.

    foto de Célia Além disso, não adianta querer engordar exagerando em pratos calóricos sem componentes saudáveis. Você deve conhecer casos de pessoas que comem leite condensado, caixas de bombons, frituras, entre outras guloseimas, só para tentarem ganhar peso rápido. Muitas vezes, o resultado não aparece e ainda pode acumular gorduras indesejadas, sem contar que a saúde fica comprometida por não ter uma alimentação balanceada.

    "Tanto para emagrecer quanto para engordar existe algo básico, que é a composição genética, a estrutura física, o metabolismo. A pessoa tem que fazer uma dieta balanceada, com alimentos de qualidade para não desenvolver doenças", explica Célia, que lembra que exercícios físicos são essenciais. "No caso da musculação, não é indicada para crianças e adolescentes ainda em fase de crescimento".

    Quem está acima do peso, ou seja, acima do limite de 24,9, deve ficar atento porque aumentam as chances de desenvolver doenças como a hipertensão arterial, diabetes e AVC. Ter uma alimentação saudável não significa deixar o prazer de lado ou algo sacrificante. É modificar um hábito para tornar sua rotina mais agradável. Assim como existem horários programados para o trabalho e estudos em sua agenda, programe que de três em três horas você terá alguns minutos dedicados à sua alimentação. Você vai perceber que seu rendimento vai até aumentar, porque seu organismo vai estar em equilíbrio.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.