• Assinantes
  • Saúde

    Alimentação saudável Comer bem não significa parar de comer tudo o que se gosta, uma alimentação equilibrada garante bem estar e disposição para as atividades do dia-a-dia

    Renata Solano
    *Colaboração
    19/12/07

    Já se sabe que uma alimentação equilibrada é aquela que contém todos os nutrientes necessários para a manutenção do organismo como proteínas, lipídios, carboidratos, vitaminas, minerais, água e fibras. No entanto, não existe uma alimentação única para todos os tipos de pessoas. Cada corpo precisa mais de um nutriente em detrimento de outro e, cada função exercida com esse corpo consome de forma diferente cada um dos alimentos, por exemplo.

    O ideal é fazer as refeições abrangendo pelo menos um alimento de cada grupo dos quais pode-se citar os energéticos (que fornecem energia), os construtores (auxiliam no crescimento) e os reguladores (que regulam o funcionamento do corpo).

    Isso significa que o consumo de uma variedade de alimentos é essencial para a obtenção do equilíbrio de nutrientes indispensáveis para satisfazer as necessidades fisiológicas e psicológicas de um indivíduo.

    No entanto, existem pessoas que preferem seguir suas próprias normas esse é o caso do proprietário de um restaurante vegetariano de Juiz de Fora, Eliezer Goebel Rodrigues.

    comida no restaurante comida no restaurante comida no restaurante

    Acostumado com a rotina na grande cidade de São Paulo, Eliezer somente comia alimentos rápidos de preparar, como bife, por exemplo, ou até mesmo em fast foods. "No entanto, aprendi que poderia substituir esse tipo de alimentação por produtos mais saudáveis para o organismo e que supriam os nutrientes oferecidos pela carne em si", conta.

    Além do mais, existem religiões que acreditam que comer carne é um pecado, pois você pode comer a carne de um animal reencarnado com a alma de algum conhecido. No entanto, outras religiões apenas indicam aos seus fiéis que diminuam o consumo de produtos como cigarro, bebidas alcoólicas e carnes, para evitar a intoxicação do organismo.

    Eliezer é fiel da Igreja Adventista e, portanto, acredita que a vida é mais saudável quando se ingere produtos funcionais que oferecem aos organismos do corpo humano a oportunidade de trabalhar melhor.

    O que melhorou com a nova alimentação

    comida no restaurante comida no restaurante comida no restaurante

    "O Omega 3, atualmente, tem sido muito indicado para pessoas que têm problemas psicológicos como distúrbio bipolar ou depressão e, nós que fazemos o uso de todos os variados produtos trabalhamos com a prevenção de problemas como gripe, resfriado e distúrbios digestivos", esclarece Eliezer.

    E, a possibilidade de comer um número mais diversificado de produtos deixa Eliezer mais satisfeito. "Geralmente, as pessoas acham que o prato principal de um almoço é a carne, mas vemos que ela pode ser substituída igualmente por produtos que forneçam a proteína, a vitamina B12 e o ferro. Dessa forma, tenho um leque de possibilidades e, ao invés de comer sempre o arroz e feijão, posso lançar mão de soja, lentilha, couve-flor, brócolis, e outros", comenta.

    E, para a sobremesa, temos muitas formas de satisfazer o organismo com o doce, podemos comer gelatina a base de algas, salada de frutas, chantily a base de soja, bolo de mel, bolo de nozes, torta de frutas como maçã, entre outros.

    "Comer alimentos saudáveis me deixa mais bem disposto para o trabalho, menos estressado, permite um sono mais tranqüilo e restaurador, e me protege de problemas mais sérios com a saúde", acredita Eliezer.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.