• Assinantes
  • Saúde

    Coma pouco e durma bem Para garantir uma boa noite de sono o ideal é comer pouco e esperar pelo menos duas horas para dormir

    Marinella Souza
    *Colaboração
    10/03/2008

     

    Três horas da manhã e a historiadora Daniela Barbosa (foto abaixo de óculos) acorda passando muito mal. Na manhã seguinte acorda fraca e com olheiras sem entender o porquê de sua convalescência.

    Fazendo uma análise do dia anterior, a moça, enfim, descobre o que aconteceu: uma bela feijoada degustada às 21h. Será que a culpa foi mesmo da feijoada ou Daniela já estaria pré-disposta a esse mal-estar?

    Em uma análise rápida e superficial, a médica nutróloga Alice Amaral (foto abaixo) faria o diagnóstico sem pestanejar: a causa do mal da historiadora foi mesmo a feijoada noturna.

    Alice explica que à noite o metabolismo é mais lento e alimentos gordurosos como feijoada, dobradinha e afins dificultam a digestão e provocam mal-estar. "Dormir logo após a ingestão de um prato desses pode dar azia, gases ou refluxo".

    Por isso, o aconselhável é ouvir o velho conselho das mães e avós e deixar os banquetes para a hora do almoço, quando o organismo terá mais tempo para digerí-lo de forma adequada e garantir uma noite de sono tranqüila. "O ideal é fazer refeições leves com saladas e carnes brancas e em poucas quantidades. A sensação de peso no estômago além de desconfortável, é prejudicial à saúde".

    Dormir com fome

    Daniela tem uma rotina atribulada entre aulas e correções de provas e acaba relegando a alimentação para o segundo plano. E é aí que mora o perigo. Ao se alimentar de forma desregrada, a tendência é que apareçam sintomas desagradáveis como o que aconteceu na noite da feijoada.

    Foto de Daniela Barbosa "Ficar muito tempo sem comer faz mal. A pessoa deve fazer todas as refeições, ingerir pequenas porções, equilibrar os alimentos para garantir a boa forma física. Mas isso depende de vários fatores como sexo, profissão etc.", explica.

    Se a feijoada for mesmo inevitável na hora do jantar, o ideal é que a pessoa espere duas horas antes de ir dormir. "O repouso depois do almoço é importante para facilitar o processo digestivo durante o dia porque depois você fará outras atividades. O problema é que à noite não haverá mais gasto de energia".

    Mas atenção: esperar duas horas antes de dormir depois de ter ingerido uma alimentação pesada não quer dizer praticar esportes. Sim, mais uma vez mães e avós estão certas: não se deve praticar esportes com o estômago cheio porque isso atrapalha o processo digestivo.

    "Se você acaba de comer, a qualquer hora do dia, e vai nadar, por exemplo, a energia que seu corpo gastaria na digestão, será gasta na prática do esporte, atrasando o processo. Isso também não é bom para o funcionamento adequado do seu corpo", comenta.

    Mantendo a forma

    Muitas são as maneiras de se manter a forma e muitas são as dietas equivocadas que circulam nas rodas de bate-papo das academias e nas revistas especializadas. Mas é preciso ter cuidado.

    Foto de Alice Amaral Uma teoria que está na moda é a de que não se deve comer depois das 18 horas porque engorda. Alice Amaral diz que isso não passa de mais um mito. "O que vai engordar não é a hora que você come, mas o quê e quanto você come".

    Se a pessoa fizer excessos alimentares em todas as refeições rotineiramente, ela vai engordar. Como já foi dito, é fato que o metabolismo fica mais lento à noite, mas não é o jantar que vai engordar.

    "A pessoa não precisa ficar sem comer nada depois das 18 horas, o ideal é que ela faça refeições leves que não vão pesar no estômago. Dessa forma, além de dormir bem, acordará disposto e com fome, reforçando o café da manhã, que é a refeição mais importante do dia".

    Fica o conselho para a historiadora Daniela: organize sua agenda e faça, pelo menos três refeições diárias, dando maior atenção ao café da manhã. E não coma mais feijoada à noite! Conselho seguido, tenha uma boa noite de sono!

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação Social

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.