Rem?dios para emagrecer provocam o efeito sanfona Alimenta??o desregrada, sedentarismo e medicamentos provocam o efeito sanfona, que tem como conseq??ncia flacidez, estrias e at? problemas no cora??o

Priscila Magalh?es
Rep?rter
13/05/2008

O famoso efeito sanfona acontece com o ganho e a perda de peso alternadas em um per?odo de tempo. "A pessoa faz dieta, emagrece dez quilos e depois n?o consegue se controlar e engorda mais 15 quilos", explica a endocrinologista C?lia Novaes.

Para ela, os maiores vil?es do efeito sanfona s?o os rem?dios para emagrecer, pois a pessoa s? consegue perder peso enquanto faz uso deles. "Quando p?ra de tom?-los, engorda tudo de novo, pois n?o h? uma alimenta??o regrada". Uma solu??o para este problema ? controlar a alimenta??o, fazer uma dieta saud?vel e exerc?cios.

Cada vez que uma pessoa engorda e emagrece ela perde massa muscular, a chamada massa magra, e ganha massa gorda, a gordura. "Sempre que engorda ganha mais massa gorda, ent?o, ? cada vez mais dif?cil emagrecer, porque a quantidade de gordura no corpo, s? aumenta", diz.

Os malef?cios do efeito sanfona para o organismo v?o desde o est?tico at? os problemas de sa?de. Quando h? altern?ncia entre ganho e perda de peso, h? dep?sito de gordura, aumento da celulite, da flacidez da pele, das estrias e at? do envelhecimento, pois precipita a dilata??o da pele.

Foto de Celia Novaes A sa?de fica prejudicada na medida em que se percebe um aumento na press?o arterial, altera??o da glicose, do colesterol, dos triglicer?deos e complica??o nas articula?es por causa da diminui??o da massa muscular. "A coluna, os joelhos e o f?mur dependem dos m?sculos", acrescenta.

O segredo para emagrecer com sa?de e manter o peso ? seguir uma alimenta??o regrada. Mas o que ? isso? "Comer alimentos saud?veis de maneira equilibrada", diz C?lia. Ela garante que, dessa maneira, tudo funciona melhor. "A press?o fica est?vel, h? menos ac?mulo de gordura e envelhecemos menos", garante.

Assim, comer de forma saud?vel e manter o equil?brio pode ser traduzido da seguinte forma. "Tentar tirar o a?car direto; ingerir pouca gordura, como creme de leite, maionese e manteiga; evitar frituras; e reduzir o sal". Al?m dessa medidas, a endocrinologista ainda diz ser fundamental ingerir as frutas com casca e os legumes e verduras crus (leia mat?ria sobre as sobras de frutas e hortali?as). "? na casca das frutas que est?o as fibras e a vitamina ? melhor nos legumes e verduras quando elas n?o s?o cozidas".

Foto de leite Foto de frutas

C?lia ainda alerta que arroz e feij?o n?o fazem mal e podem ser utilizados diariamente. Mas ela aconselha que eles sejam preparados com pouco ?leo. "N?o consigo entender o motivo de colocar ?leo para refogar o feij?o". ? melhor que as carnes sejam consumidas na forma grelhada, assada ou cozida e ela aconselha a branca. "N?o adianta de nada preparar a carne de frango ? parmegiana, com queijo e presunto, pois n?o ? saud?vel".

Um alimento importante e que n?o pode ser deixado de lado ? o leite. Ela aconselha que o desnatado seja consumido, porque ? menos cal?rico. "Ele deve ser consumido principalmente pelas mulheres". Para quem troca o jantar por um lanche, o conselho da m?dica ? que tenha cuidado. "?s vezes, as pessoas acham que um jantar ? muito pesado e acabam fazendo um lanche. Mas, dependendo do que for, engorda mais que o jantar".

Foto de salada artificial Foto de academia de gin?stica

Fazer exerc?cios f?sicos ? importante para manter o peso e a massa muscular, j? que ? medida em que as pessoas envelhecem, a tend?ncia ? que ela diminua, sendo, ou n?o, v?tima do efeito sanfona. "O organismo troca a massa magra pela gorda ? medida que o tempo passa. ? uma tend?ncia natural".

? por isso que, cada vez mais, os idosos devem fazer exerc?cios. "Os idosos t?m procurado as academias para fazer muscula??o, o que contribui para melhorar a coluna, as articula?es e o estado geral".