Alimenta??o saud?vel para preven??o de doen?as A trofoterapia pretende equilibrar e harmonizar as fun?es do organismo de forma natural, atrav?s de uma dieta rica em nutrientes

Marinella Souza
*Colabora??o
11/09/2008

Usar os alimentos como fonte de cura ? a base da trofoterapia. Um tratamento que parte de uma reestrutura??o alimentar para combater diversas doen?as, transmiss?veis ou n?o. Segundo o terapeuta hol?stico Rubens de Napole, essa ? a forma de tratamento mais eficaz e tamb?m a mais chata.

"? chata porque tem regras, a pessoa tem, antes de mais nada, que se predispor a isso. E as pessoas hoje n?o t?m regras nem hor?rios para nada, acabam substituindo refei?es pelo fast food e atrapalhando todo o tratamento. Se voc? quer chegar a um resultado ? preciso parar para pensar e ter consci?ncia do que est? fazendo", explica.

Napole garante que n?o existem quantidades espec?ficas de alimentos para se consumir, o importante ? ingeri-los. Existe, sim, um tipo de alimento mais indicado para cada doen?a: vitaminas do complexo B e magn?sio para a depress?o, soja para amenizar os efeitos da menopausa e por a? vai. ? fundamental que a pessoa se predisponha a trocar a alimenta??o pesada que est? acostumada, por uma mais frugal e saud?vel.

"A elimina??o das toxinas pode ser muito bem empregado com uma alimenta??o balanceada e combinada. Compreendendo as chamadas Leis Naturais da Alimenta??o, o ser humano pode descobrir um verdadeiro o?sis medicinal. Alimentar-se ? uma necessidade fisiol?gica de todo ser vivo; alimentar-se bem e com harmonia ?, al?m de prazer, a chave para a cura de muitas doen?as que afligem o ser humano da era moderna", orienta.

Trofoterapia para emagrecer

Voc? deve estar se perguntando: ? poss?vel emagrecer com a trofoterapia? Sim, ?! Basta evitar frituras, doces e refrigerantes. At? a?, nenhuma novidade, todo mundo j? sabia, mas como resistir a essas tenta?es no dia-a-dia?

Napole ensina que existem salgadinhos naturais que substituem os industrializados e s?o muito saborosos. Refrigerantes podem ser trocados por sucos naturais que, convenhamos, ? bem mais gostoso e mata a sede com muito mais efici?ncia. O amendoim, por exemplo, est? liberado na hora que bate aquela fome que a gente n?o sabe muito bem do que ?.

Foto de Rubens Napole Agora a grande novidade que o terapeuta hol?stico apresenta est? nos quesitos doces e chocolates. "Quando a pessoa tem muita necessidade de comer chocolate ? porque est? com defici?ncia de cromo no organismo. Se ela suprir essa car?ncia, a necessidade some".

Por isso, mulheres em per?odo pr?-menstrual e choc?latras de todas as esp?cies, podem abusar de frutos do mar, levedo, verduras verdes e cereais para acabar com essa obsess?o pela guloseima. E se s? de ouvir falar nesses alimentos voc? j? est? torcendo o nariz, vem a solu??o: lojas de produtos naturais vendem cromo em c?psulas.

Napole acrescenta que n?o adianta voc? parar de comer tudo o que gosta de uma hora para outra porque "n?o se emagrece com restri??o, se emagrece comendo porque o corpo ? inteligente. Quando percebe que est? faltando comida, estoca gordura embaixo da pele para liber?-la quando for necess?rio".

Utilizando alimentos naturais, a trofoterapia permita que os ?rg?os, tecidos e m?sculos mantenham seu verdadeiro funcionamento. ? um tratamento que n?o produz os efeitos colaterais causados por m?todos terap?uticos tradicionais. "O tratamento qu?mico muitas vezes se faz necess?rio, por falta, exatamente de uma alimenta??o balanceada, saud?vel e, principalmente, harm?nica", diz.

Segundo Napole, essa ? uma dieta que pode ser feita sem orienta??o, desde que a pessoa se embase sobre o assunto. "? preciso, tamb?m, ao ingressarmos no mundo da trofoterapia, entendermos que os alimentos s?o c?clicos, ou seja, t?m seus per?odos de safra e que cada regi?o tem sua especificidade alimentar", alerta.

A origem da trofoterapia

Napole explica de onde veio a trofoterapia ou alimenta??o inteligente. "No ano 460-377 a.C. na Gr?cia antiga, viveu Hip?crates, um c?lebre m?dico e fil?sofo, que recebeu o t?tulo honor?fico de "pai da medicina". Numa de suas an?lises e reflex?es a respeito do comportamento dos homens de sua ?poca, que serve perfeitamente para os habitantes do planeta Terra da ?poca atual, disse: 'Que o teu alimento seja o teu rem?dio, e o teu rem?dio seja o teu alimento'", explica.

E continua. "Mais de 2.300 anos ap?s morte de Hip?crates, a teoria continua a mesma, ou seja: a fundamenta??o did?tica da ci?ncia terap?utica atrav?s da alimenta??o foi implementada em definitivo. A trofoterapia - que ? a forma??o etimol?gica do prefixo grego trofo, que significa alimenta??o ou nutri??o, seguida do sufixo latino terapia, que quer dizer tratamento - ganhava espa?o sem precedente na hist?ria humana".

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF