• Assinantes
  • Saúde

    Dieta saudável ajuda no desempenho dos vestibulandos Estudantes não devem se descuidar da alimentação. Especialista recomenda
    uma dieta equilibrada e saudável

    Daniele Gruppi
    Repórter
    28/11/2008

    A ansiedade e o estresse provocados à medida que o vestibular se aproxima fazem com que os estudantes deixem de se preocupar com a alimentação. Muitos vestibulandos acabam abusando de refrigerantes, cafés, salgadinhos, biscoitos e chocolates, o que pode prejudicar o desempenho nos estudos e até mesmo na hora da prova.

    A nutricionista Elisa Grossi Mendonça aconselha a fazer uma dieta equilibrada e saudável. A primeira dica é fazer seis refeições por dia. Para ela, além do café da manhã, almoço e jantar é importante fazer uma alimentação leve nos intervalos entre as refeições, ingerindo, por exemplo, frutas e iogurtes. "Não ficar muito tempo sem comer é o controle básico nutricional."

    Elisa afirma ainda que os estudantes devem aliar à dieta uma atividade física, de pelo menos 30 minutos. "Os estudantes vão sair um pouco de cima dos livros, aliviando o estresse e garantindo a promoção da saúde e condicionamento mental."

    A nutricionista recomenda também aos vestibulandos parar um tempinho os estudos para se alimentar. "Ele deve prestar atenção naquilo que ele está comendo. Uma mastigação mais elaborada diminui o empachamento gástrico (sensação de estar empazinado). Quanto mais demorada a mastigação, mais triturado o alimento ficará, facilitando a digestão, pois o organismo não vai precisar de tanto esforço."

    Elisa diz ainda para no dia da prova evitar excessos e também alimentos que não estão acostumados a comer. "Deve-se ingerir menor quantidade de alimento para na hora da prova não ter sonolência, o que será prejudicial para no momento da leitura das questões. A refeição também deve ser tranqüila, sem correria. Dependendo da rapidez com que o alimento chega no estômago, o estudante que já está ansioso pode ter diarréia ou sensação de vômito."

    Erros freqüentes

    Ilustração com mesa com alguns alimentos, indicando que uma pessoa está estudando ali É comum os estudantes ingerirem muito café para ficarem acordados durante a madrugada. Para a nutricionista, a perda de sono prejudica as condições físicas e gera cansaço. As horas que o vestibulando passa descansando são tão fundamentais, quanto as de estudo bem aproveitadas.

    Outro erro dos estudantes é estudar comendo. "Isso não é bom, pois o aluno não faz uma janta saudável. Ele vai comer biscoitos recheados, refrigerante, salgadinhos. Raramente pega uma fruta."

    O vestibulando ansioso tem mais compulsão e tende a ingerir muito chocolate. A nutricionista afirma, entretanto, que o consumo deve ser moderado. "O chocolate dá a sensação de bem-estar, mas altera outras situações nutricionais, como, pro exemplo, provoca o ganho de peso."

    Dicas
    • Faça seis refeições por dia;
    • Faça um café da manhã reforçado, com suco de fruta ou leite desnatado, pão integral, uma fatia de queijo minas e peito de peru. No almoço, abuse das saladas;
    • Entre as refeições, opte por saborear uma fruta ou iogurte;
    • Evite refrigerantes, chocolates, biscoitos recheados, salgados, catchup e maionese;
    • Prefira sucos de fruta;
    • Evite a cafeína, presente no café, no chá preto e no chá mate. Opte por chás de camomila e erva doce ou suco de maracujá;
    • Mastigue bem os alimentos;
    • Evite fazer as refeições próximas da hora de dormir;
    • Evite bebida alcoólica.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.