Projeto Verão 2009 Busca por resultado imediato põe saúde em risco

Patrícia Rossini
*Colaboração
Madalena Fernandes
Revisão
08/01/2009

O aumento na procura pelas academias de ginástica é um fenômeno típico do mês de janeiro. E, na corrida contra o relógio para que os resultados da malhação apareçam antes da viagem de férias ou de carnaval, os "marombeiros de primeira viagem" podem acabar desrespeitando os limites do corpo.

"Quando chega o verão, pessoas que ficaram o ano todo sem malhar aparecem na academia, sempre com pressa nos resultados", confirma a professora de Educação Física, Gisele Giacoia Mendes. A professora explica que, na tentativa de obter um resultado imediato, muitos alunos abusam no volume ou na intensidade dos exercícios - principal causa de lesões, dores musculares e fadiga. O desrespeito aos planos de exercício montados pelas academias também é uma preocupação de Gisele."O treino precisa seguir uma progressão, para preservar o corpo. Para serem duradouros, os resultados precisam ser graduais".

Entre os perigos da busca de resultados sem orientação, está o consumo de suplementos vitamínicos ou alimentares sem recomendação médica. Um dos campeões de venda, segundo Igor Mattos, vendedor de uma loja do ramo, é o Whey Protein, composto baseado em proteína do leite que pode ser encontrado até mesmo em lanchonetes como ingrediente de sucos e vitaminas. "Esse produto é procurado por pessoas que buscam a hipertrofia, que é o aumento da massa magra sem prejudicar os músculos", afirma.

De acordo com o vendedor, os objetivos se dividem entre hipertrofia e perda de peso. "Temos clientes de todas as idades. Geralmente, eles começam a se interessar pelos suplementos aos 15 anos, e cerca de 60% dos compradores são homens", revela, em relação ao perfil do consumidor de suplementos.

Dose de risco
Ana Chartuni Teixeira Cury

A endocrinologista Ana Chartuni Teixeira Cury alerta: "Quem faz uso de suplementos proteicos corre o risco de sobrecarregar os rins, pois o excesso de proteína no organismo pode levar, a longo prazo, à insuficiência renal".

A dose de reforço só é recomendada aos atletas de alta performance. "Os halterofilistas profissionais, por exemplo, precisam de mais proteínas e podem até recorrer aos suplementos, desde que com acompanhamento médico. Mas é importante lembrar que todas as necessidades do organismo podem ser supridas por uma alimentação balanceada", garante.

Emagrecimento milagroso

Os produtos termogênicos, que prometem acelerar o metabolismo para potencializar a queima de gordura, também são muito procurados. Dentre os ingredientes figuram substâncias estimulantes, como a cafeína e o guaraná. "As pílulas que prometem queimar as gorduras não têm comprovação científica, e ainda trazem vários efeitos colaterais", adverte Chartuni.

O que fazer?
Gisele Mendes

Os profissionais entrevistados pelo Portal ACESSA.com concordam: resultados só aparecem com uma rotina de exercícios rigorosa e uma dieta balanceada. "Tem gente que, para perder peso, reduz drasticamente a alimentação e vem malhar. Logo é possível perceber os sintomas da hipoglicemia, como desmaios, tonteiras e o suor frio nas extremidades do corpo", declara a professora de Educação Física Gisele(foto ao lado). A endocrinologista Ana Chartuni dá a dica: "Para fazer a prevenção de doenças cardiovasculares e melhorar o condicionamento físico, bastam 40 minutos de caminhada, quatro vezes na semana. Já para emagrecer, o exercício diário deve ser de uma hora, combinando estímulos aeróbicos e de resistência".

Anabolizantes

As substâncias anabolizantes são as que oferecem maior risco ao usuário. Conheça alguns efeitos colaterais:

  • Infertilidade (em homens e mulheres);
  • Aumento de pelos na mulher;
  • Ginecomastia - aumento das mamas no homem;
  • Redução dos testículos;
  • Aumento das chances de desenvolvimento do câncer no fígado.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.