Projeto Ver?o 2009 Busca por resultado imediato p?e sa?de em risco

Patr?cia Rossini
*Colabora??o
Madalena Fernandes
Revis?o
08/01/2009

O aumento na procura pelas academias de gin?stica ? um fen?meno t?pico do m?s de janeiro. E, na corrida contra o rel?gio para que os resultados da malha??o apare?am antes da viagem de f?rias ou de carnaval, os "marombeiros de primeira viagem" podem acabar desrespeitando os limites do corpo.

"Quando chega o ver?o, pessoas que ficaram o ano todo sem malhar aparecem na academia, sempre com pressa nos resultados", confirma a professora de Educa??o F?sica, Gisele Giacoia Mendes. A professora explica que, na tentativa de obter um resultado imediato, muitos alunos abusam no volume ou na intensidade dos exerc?cios - principal causa de les?es, dores musculares e fadiga. O desrespeito aos planos de exerc?cio montados pelas academias tamb?m ? uma preocupa??o de Gisele."O treino precisa seguir uma progress?o, para preservar o corpo. Para serem duradouros, os resultados precisam ser graduais".

Entre os perigos da busca de resultados sem orienta??o, est? o consumo de suplementos vitam?nicos ou alimentares sem recomenda??o m?dica. Um dos campe?es de venda, segundo Igor Mattos, vendedor de uma loja do ramo, ? o Whey Protein, composto baseado em prote?na do leite que pode ser encontrado at? mesmo em lanchonetes como ingrediente de sucos e vitaminas. "Esse produto ? procurado por pessoas que buscam a hipertrofia, que ? o aumento da massa magra sem prejudicar os m?sculos", afirma.

De acordo com o vendedor, os objetivos se dividem entre hipertrofia e perda de peso. "Temos clientes de todas as idades. Geralmente, eles come?am a se interessar pelos suplementos aos 15 anos, e cerca de 60% dos compradores s?o homens", revela, em rela??o ao perfil do consumidor de suplementos.

Dose de risco
Ana Chartuni Teixeira Cury

A endocrinologista Ana Chartuni Teixeira Cury alerta: "Quem faz uso de suplementos proteicos corre o risco de sobrecarregar os rins, pois o excesso de prote?na no organismo pode levar, a longo prazo, ? insufici?ncia renal".

A dose de refor?o s? ? recomendada aos atletas de alta performance. "Os halterofilistas profissionais, por exemplo, precisam de mais prote?nas e podem at? recorrer aos suplementos, desde que com acompanhamento m?dico. Mas ? importante lembrar que todas as necessidades do organismo podem ser supridas por uma alimenta??o balanceada", garante.

Emagrecimento milagroso

Os produtos termog?nicos, que prometem acelerar o metabolismo para potencializar a queima de gordura, tamb?m s?o muito procurados. Dentre os ingredientes figuram subst?ncias estimulantes, como a cafe?na e o guaran?. "As p?lulas que prometem queimar as gorduras n?o t?m comprova??o cient?fica, e ainda trazem v?rios efeitos colaterais", adverte Chartuni.

O que fazer?
Gisele Mendes

Os profissionais entrevistados pelo Portal ACESSA.com concordam: resultados s? aparecem com uma rotina de exerc?cios rigorosa e uma dieta balanceada. "Tem gente que, para perder peso, reduz drasticamente a alimenta??o e vem malhar. Logo ? poss?vel perceber os sintomas da hipoglicemia, como desmaios, tonteiras e o suor frio nas extremidades do corpo", declara a professora de Educa??o F?sica Gisele(foto ao lado). A endocrinologista Ana Chartuni d? a dica: "Para fazer a preven??o de doen?as cardiovasculares e melhorar o condicionamento f?sico, bastam 40 minutos de caminhada, quatro vezes na semana. J? para emagrecer, o exerc?cio di?rio deve ser de uma hora, combinando est?mulos aer?bicos e de resist?ncia".

Anabolizantes

As subst?ncias anabolizantes s?o as que oferecem maior risco ao usu?rio. Conhe?a alguns efeitos colaterais:

  • Infertilidade (em homens e mulheres);
  • Aumento de pelos na mulher;
  • Ginecomastia - aumento das mamas no homem;
  • Redu??o dos test?culos;
  • Aumento das chances de desenvolvimento do c?ncer no f?gado.