Thaís Countinho Thaís Coutinho 17/8/2009

O grande poder do vermelho

tomateO licopeno é o pigmento que dá a cor vermelha aos tomates e outros alimentos. É o principal elemento que contribui para o seu poder de promoção à saúde.

Este poder é tão grande que auxilia na proteção da pele, na redução da degeneração muscular relacionada à idade, no combate ao câncer e na proteção de doenças cardiovasculares.

O licopeno é raro em alimentos, e o tomate é rico neste excelente antioxidante. O suco de tomate, os molhos que usamos na pizza e no macarrão e até mesmo o ketchup são ótimas fontes de licopeno. Os tomates contêm grande variedade de nutrientes, que sem dúvida alguma desempenham ótima promoção à saúde. É um alimento com baixo teor de calorias, alta concentração de fibras e potássio. São também fonte de betacaroteno, alfacaroteno e polifenois. Contêm também vitaminas do complexo B, folato, vitaminas E, magnésio e zinco.

O tomate contra o câncer

Alguns estudos sobre os benefícios do uso do tomate mostram a grande capacidade do mesmo de proteção contra o câncer, principalmente o de próstata.

É de suma importância comentar que os tomates processados (molhos e extratos) são mais eficazes que os tomates crus na redução do risco de câncer. Quando o tomate está cru o licopeno fica “ligado” às paredes das células e às fibras. Quando o mesmo é processado as paredes das células são “quebradas” liberando o licopeno para ser melhor absorvido pelo organismo. Produtos processados a base de tomate contém oito vezes o licopeno disponível nos tomates crus.

É interessante mencionar que o licopeno é lipossolúvel, ou seja, necessita de gordura para ser transportado para a corrente sanguínea. Portanto, para que este seja bem aproveitado pelo organismo é ideal que se adicione algum tipo de óleo à preparação.

Dicas

- Use nas preparações de sopas e cozidos tomates picadinhos em cubos.

- Faça uma pizza e recheie com o molho de tomate feito em casa.

- Uma ótima opção para lanches da tarde é fazer tomates recheados com queijo branco e levados ao forno para gratinar.

- Nos sanduíches coloque bastante folhas verdes, tomates e um fio de azeite.

 

Aproveite esta delícia!



Thaís Coutinho é Nutricionista e Personal Diet