Thaís Coutinho Thaís Coutinho 21/12/2009

O brócolis e seus companheiros

Foto de brócolisPara mantermos a saúde, devemos ter uma dieta equilibrada. Porém com a correria do dia-a-dia, isso pode se tornar mais difícil. Por este motivo, venho dar algumas dicas de como introduzir um grupo de alimentos na sua dieta, que vai auxiliar de maneira favorável em sua saúde e da sua família.

O brócolis e seus companheiros crucíferos encontram-se entre os alimentos mais poderosos em nosso arsenal dietético, ajudando na prevenção do câncer, estimulando o sistema imunológico, reduzindo a incidência de catarata, auxiliando na prevenção da saúde cardiovascular e na formação dos ossos. São alimentos de alto valor nutritivo e baixa caloria, muito interessantes para as pessoas que querem perder peso e manter o saúde.

A dieta é a melhor ferramenta que temos em mão para nos proteger do desenvolvimento do câncer e de outras doenças. Sabemos que a dieta dos brasileiros tem grande influência para que ocorra o desenvolvimento destes distúrbios. Os compostos sulfúricos dos vegetais crucíferos representam a principal razão para que esses alimentos sejam quimiopreventivos poderosos.

Os nutrientes encontrados no brócolis são eficazes contra o câncer e incluem os fitoquímicos, o sulfurano e os indols. O sulfurano aumenta as enzimas que ajudam a livrar o organismo dos carcinogênicos, extermina as células anormais e ajuda o corpo a manter a oxidação. Os indols bloqueiam os receptores de estrogênio nas células do câncer de mama, inibindo o crescimento dos cânceres sensíveis ao estrogênio.

O brócolis tem outros componentes que o ajudam a ser um vegetal anticancerígeno. Sabemos que a vitamina C tem papel na prevenção do câncer, e o brócolis, como muitos crucíferos, é rico nessa vitamina antioxidante. Este também é rico em fibras, que tem papel importante na redução do risco de câncer. O brócolis, a couve-flor, o repolho, o nabo, as folhas de mostarda são ricos em folato e vitamina B, essencial para prevenir defeitos congênitos.

O folato ajuda também a remover a homocisteína do sistema circulatório, cujos níveis elevados estão associados a doenças cardiovasculares. O brócolis é rico em antioxidantes carotenóides fitoquímicos: a luteína e a zeaxantina (bem como em vitamina C). Estes dois carotenóides são encontrados no cristalino e na retina do olho, que servem para protegê-lo dos danos provocados pelos radicais livres e pela radiação ultravioleta.

Além de todos estes benefícios, ainda temos uma informação: o brócolis e os vegetais crucíferos são alimentos populares. O que está deixando a desejar é a quantidade que estamos ingerindo.

Algumas formas rápidas de termos estes benefícios na mesa

  • Mantenha o brócolis fresco ou congelado à mão para usar em salteados de forma rápida.
  • Faça um purê das sobras de brócolis com cebolas fritas e mistura com leite desnatado e uma ou duas pitadas de noz-moscada para uma sopa ótima e rápida.
  • Misture o brócolis cru, picado com repolho roxo e cebola roxa, um pouco de vinagrete caseiro e talvez um pouco de semente de papoula para uma salada rápida.
  • Pique couve de bruxelas e salteie rapidamente com um pouco de alho amassado, azeite de oliva, nozes picadas e algumas gotas de limão fresco. Pode servir com macarrão.

Thais Coutinho é Nutricionista e Personal Diet