• Assinantes
  • Saúde
    Thaís Coutinho Thaís Coutinho 20/4/2010

    Açaí

    tigela com açaíÉ um fruto de cor roxa que dá em cacho na palmeira açaizeiro, muito cultivado na região da Amazônia.

    De acordo com estudo realizado na Universidade Federal do Pará, o açaí é capaz de trazer muitos benefícios à saúde. Notou-se que o consumo da fruta é capaz de reduzir pela metade os riscos de problemas do coração. Isso ocorre devido a uma substância chamada antocianina, que tem a capacidade de aumentar os níveis do HDL e diminuir os níveis do LDL, tornando-se então indispensável para a manutenção da saúde do organismo.

    A cor roxa da fruta é a mesma que encontramos no vinho, e que fornece um potente antioxidante. Todo composto antioxidante faz bem para quem deseja se manter jovem por um longo tempo. Estas substâncias atuam nos radicais livres retardando o envelhecimento da pele e combatendo as rugas.

    A antocianina é tão importante que além de combater o envelhecimento é capaz também de minimizar os efeitos de perda de memória , coordenação motora e da visão. Com todas estas propriedades curativas levou o alimento a se transformar em grande produto para exportação.

    O açaí é rico também em Omega 3, 6 e 9. O Omega 3 e 6 tem quase a mesmas funções, ajudando a reduzir os níveis de colesterol total, a cura de alergias e inflamações. Já o Omega 9 auxilia no desenvolvimento do corpo.

    A fruta além de nutritiva é extremamente calórica e por este motivo pode causar ganho de peso se consumido em quantidades elevadas. Não é um alimento recomendado para pessoas que tem pressão alta, diabetes ou precisa emagrecer. Mas aquelas pessoas que querem engordar vale a pena consumir a fruta.

    Alguns cuidados devem ser tomados ao consumir a fruta, como condições de higiene (isso deve ser ressaltado por conta do mal de chagas associados a ingestão do açaí contaminado pelo inseto). O problema é causado pelo modo de fabricação não industrializado do suco.

    O açaí é realmente uma fruta muito saudável e que tem a capacidade de ajudar no tratamento de pessoas com predisposição para desenvolver doenças cardiovasculares.

    Açaí com banana na tigela

     

    • Ingredientes

    - 350 g de polpa de açaí

    - 2 bananas (ou fruta de sua preferência)

    - Granola a gosto

    - 1 xícara de (café) de xarope de guaraná

    • Preparo

    - Primeiro colocar as duas bananas junto do xarope de guaraná em um liquidificador. Deixar bater até que as frutas se desmanchem e a mistura fique homogênea. Colocar o açaí no liquidificador aos poucos e continuar batendo até que a mistura fique parecendo um sorvete. Depois colocar em uma tigela a adicionar granola a gosto.

     

    Veja outra receita de açaí com frutas e cereais



    Thaís Coutinho é Nutricionista e Personal Diet

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.