Thaís Coutinho Thaís Countinho 18/10/2010

Fibra Alimentar

alimentos que contém fibrasCom o passar do tempo podemos observar que o mundo todo vem passando por uma série de transformações. Uma talvez a mais importante seja a mudança dos hábitos alimentares. Cada vez mais as pessoas tem tido menos tempo para preparar uma alimentação saudável, isso vem fazendo com que o consumo de alimentos industrializados cresça podendo trazer graves consequências para a saúde.

De acordo com alguns estudos podemos dizer que a qualidade da dieta tem uma grande relação com a ocorrência de algumas enfermidades crônico-degenerativas, como doenças do coração, diabetes, câncer e até mesmo a obesidade. Acredita-se que estas estão relacionadas com o alto consumo de gorduras de origem animal e o baixo consumo de verduras, legumes e frutas. Portanto, uma dieta adequada é aquela elaborada com nutrientes em quantidades e qualidades adequadas para cada individuo, para que o organismo possa desempenhar suas funções para a manutenção de um bom estado nutricional.

As fibras alimentares formam um conjunto de substâncias resistentes à ação de enzimas digestivas humanas. Existem dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis. Estas se diferenciam de acordo com a solubilidade dos seus componentes em água. O consumo regular de fibras através de verduras, legumes e frutas produz vários efeitos fisiológicos benéficos ao organismo.

As fibras solúveis são responsáveis por aumentar a viscosidade do conteúdo intestinal e auxilia também na redução do colesterol e glicemia no sangue. São encontradas nas leguminosas, nas sementes, nos farelos, nas frutas e nas hortaliças. Já as fibras insolúveis aumentam o volume do bolo fecal, reduzem o tempo de trânsito intestinal e tornam a eliminação fecal mais fácil e rápida. São encontradas nos farelos de cereais, nos grãos integrais, nozes, amêndoas, amendoins, frutas e hortaliças. O consumo das fibras ajuda a regularizar o funcionamento intestinal, sendo importantes para o bem-estar das pessoas saudáveis e para o tratamento dietético de algumas doenças.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer no Brasil alguns tipos de câncer estão relacionados aos hábitos alimentares inadequados, o que contribui para o aumento da mortalidade. De acordo com estudos, notou-se que mesmo os brasileiros consumindo mais frutas, verduras e legumes o consumo de alimentos gordurosos (preparações industrializadas) ainda é bem elevado.

O ideal é que a dieta seja rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais, pois auxiliam nas defesas naturais do corpo, melhorando assim á saúde.

Dica importante: Elabore pratos bem coloridos!!! Quanto mais cor, mais vitaminas, minerais, fibras e mais SAÚDE!!!



Thaís Coutinho é Nutricionista e Personal Diet