Amuletos, al?m de proteger, tamb?m trazem sorte Eles s?o procurados para espantar olho grande e trazer sorte. Como s?o produzidos em v?rios tamanhos, eles protegem enquanto estiver em casa e na rua


Priscila Magalh?es
Rep?rter
02/10/2008

Quem n?o quer ter um pouco de sorte, prote??o e espantar o olho grande? Terezinha das Dores quer e j? est? providenciando uma simpatia com olho de boi e figa de de arruda. "? a primeira vez que eu vou fazer. Para dar certo, tem que acreditar", diz ela, enquanto compra os amuletos em uma loja no centro de Juiz de Fora.

A figa de arruda e o olho de boi s?o apenas dois dos v?rios amuletos conhecidos como os respons?veis por proteger. A figa, em geral, ? usada contra o olho grande. Quando produzida com arruda ou guin? se tornam ainda mais fortes, pois s?o madeiras que tamb?m t?m poder contra o olho gordo.

O olho de boi ? uma semente tamb?m muito usada para espantar o olho gordo. Usado junto com o sal grosso, considerado tamb?m um amuleto, fica ainda mais forte, como explica a vendedora dos amuletos Aparecida Furtado. "Uma boa simpatia ? colocar tr?s olhos de boi em um copo com ?gua e sal grosso. Pode deixar o copo onde quiser".

Segundo ela, o sal grosso tem o poder de tirar as energias negativas do corpo. "O mar ? considerado o descarrego mais completo. E o sal grosso vem do mar, ent?o ? bom para espantar tudo de ruim. Muita gente toma banho de sal grosso".

foto da figa de guin? foto da figa de arruda foto do olho de boi

Sal grosso, olho de boi e figa de guin? s?o os tr?s amuletos mais procurados pelos juizforanos na loja de Aparecida. "Quando nasce uma crian?a, as pessoas v?m logo buscar a figa", exemplifica ela. E a procura pelos amuletos da sorte e prote??o ? grande o ano todo.

Al?m desses, h? outros amuletos da sorte, como o trevo de quatro folhas, o p? de coelho e a ferradura. O trevo ? comercializado em um cart?o plastificado e traz uma mensagem. ? ideal para ser colocado na bolsa ou na carteira. O p? de coelho vem em um chaveiro.

foto da ferradura foto da ferradura com n?mero 13 foto do p? de coelho

Aparecida explica que muitas pessoas recorrem ? ferradura para sorte, entretanto, algumas procuram o objeto que j? tenha sido usado por um animal. "Esse traz a energia da terra". Ela comercializa uma ferradura que traz o n?mero 13 bem no centro. "? o n?mero da sorte. ? como se o amuleto ficasse mais forte".

Os patu?s s?o amuletos que atraem sorte e oferecem prote??o. Aparecida explica que o patu? dos sete orix?s ? bastante procurado. Ele traz pingentes, como a chave, o cora??o, meia-lua, estrela, crucifixo, seta, espada, e cada um tem seu significado. "Todos s?o s?mbolos da umbanda", explica.

foto do trevo de quatro folhas foto do trevo de quatro folhas no cord?o foto de figa no alfinete

O cord?o de a?o tamb?m traz os s?mbolos da umbanda. Para Aparecida, ele tamb?m ? um amuleto forte, pois, al?m dos s?mbolos, ? feito em a?o, considerado um metal que oferece prote??o. O trevo de quatro folhas no cord?o ? uma boa op??o para quem ter o amuleto sempre por perto. O pingente de trevo ? feito de pedras, que atraem energias positivas.

Cada um usa o amuleto ? sua maneira. "Tem gente que p?e na bolsa, outros acham que tem que colocar no pr?prio corpo e prendem com um alfinete na roupa. O mais importante ? acreditar no poder deles", ressalta Aparecida.