Segunda-feira, 31 de maio de 2010, atualizada às 16h40

Juiz de Fora registra mais de 8 mil casos de dengue

Aline Furtado
Repórter

Juiz de Fora contabiliza 8.386 notificações de dengue no ano de 2010, de acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira, 31 de maio, pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA).

O número revela um aumento de 630 notificações no período de uma semana, já que na última segunda-feira, dia 24, foram divulgados 7.756 casos da doença. Como a cidade passa por um quadro de epidemia de dengue, todas as notificações são consideradas positivas para a doença, segundo orientações da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

No mesmo período do ano passado, foram registrados 189 casos autóctones, ou seja, contraídos na cidade. Segundo informações da Secretaria de Saúde (SS), o pico foi verificado no mês de maio, com 83 casos.

De acordo com Paulo Fernandes da Silva, referência de Educação em Saúde da Gerência Regional de Saúde (GRS), o alto número de casos na cidade pode ser explicado pelo resultado encontrado no Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) realizado em janeiro, que apontou índice de infestação igual a 4,97. "Segundo o Ministério da Saúde (MS), acima de 3,9 já existe risco de epidemia."

Silva lembra que, conforme vem sendo percebido em anos anteriores, existe tendência de redução do número de notificações com a chegada do frio. "Embora o mosquito tenha se adaptado bem às condições climáticas da região, assim como no Brasil, espera-se que suas atividades diminuam durante o inverno."

Ações

Para os próximos dias, estão previstas palestras educativas e de conscientização quanto à importância de prevenção e combate à dengue no município. Na próxima quarta-feira, dia 2, às 8h, a palestra será realizada no bairro Granjas Primavera. Nos dias 7 e 8, às 10h30 e 14h30, será a vez da Escola Degraus de Ensino. Na quarta-feira, dia 9, às 9h e às 15h, a palestra será realizada na Escola Municipal Carolina de Assis, no bairro Floresta. Nos dias 10 e 11, será a vez da Escola Municipal Cosette de Alencar, no bairro Jardim Glória.

As palestras fazem parte do Plano de Ação em Combate à Dengue, que vem sendo desenvolvido pela SS. O plano inclui a capacitação dos 480 agentes comunitários de saúde para o combate em conjunto com os agentes de controle de endemias, parcerias com instituições diversas, ações educativas em escolas municipais e com moradores das regiões que apresentam altos índices de infestação da doença, mutirões de limpeza, tratamento focal nas residências, além de fumacê e bomba costal. O Disque-Dengue, em funcionamento na cidade desde fevereiro, recebeu, até o momento, 1.517 ligações.

Liraa

Previsto para acontecer no mês de março, o Liraa será realizado entre os dias 7 e 11 de junho. A expectativa é de que 109 agentes de controle de endemias visitem aproximadamente sete mil imóveis em cerca de 190 bairros.

Segundo informações da SS, a intenção é que a equipe de agentes atue em três frentes de trabalho, sendo divididas nas regiões que tem apresentado alto índice de infestação, a Norte, a Sul e a Leste. O sistema de monitoramento inteligente não será utilizado este ano devido ao fato de Juiz de Fora já estar passando por período endêmico.

Crianças e adolescentes

O MS emitiu, nesta segunda-feira, um alerta sobre o número de casos de dengue registrado no país. Segundo o órgão, as notificações estão migrando da população adulta para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

O deslocamento de casos para a parcela mais jovem da população ocorre porque, quando a pessoa é infectada, fica imune ao vírus que a contaminou, mas continua suscetível aos outros. Dos quatro tipos de dengue, três circulam pelo Brasil. Com epidemias sucessivas, grande parte da população adulta se contamina diversas vezes e acaba protegida. As crianças e os adolescentes, com menos contato com a doença, se tornam a parcela mais indefesa da população.