Segunda-feira, 26 de setembro de 2011, atualizada às 19h

Força tarefa contra a dengue recolhe cem toneladas de lixo e cerca de 150 pneus

Da Redação
lixo retirado na campanha contra a dengue

Uma força tarefa para recolhimento de lixo, dentro da campanha "JF contra a Dengue" percorreu 24 bairros que compõem a Região Sudeste nesta segunda-feira, dia 26 de setembro. Aproximadamente cem toneladas de lixo da dengue e cerca de 150 pneus foram recolhidos e levados para dois pontos de transbordo - um na avenida Fábio Nery, no Granbery (foto), e outro na rua Irmã Emerenciana, no Retiro.

Nestes dois pontos, a Associação Municipal dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf) separou os objetos passíveis de reciclagem, que foram encaminhados para a Usina de Reciclagem, em Nova Benfica. O restante do lixo foi retirado por carretas e encaminhado para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR-JF), em Dias Tavares. Já os pneus recolhidos foram separados e levados para o Ecoponto. Os moradores dos bairros atendidos colaboraram com a Prefeitura, juntando previamente na calçada de cada casa o "lixo da dengue".

No próximo fim de semana – dias 1º e 2 de outubro – a ação será na região Sul. O mutirão vai atingir os bairros: Salvaterra, Sagrado Coração de Jesus, São Geraldo, Vale Verde, Previdenciários, Santa Efigênia, Jardim Gaúcho, Cidade Nova, Ipiranga, Bela Aurora, Estrela Sul, Arco Íris, Teixeiras, Laranjeiras, Santa Luzia, Jardim de Alá, Cruzeiro do Sul, Graminha, Granjas Bethel, Parque das Palmeiras e Cascatinha (ver mapas).

A iniciativa visa antecipar a prevenção da doença para 2012 e manter a redução dos casos de dengue registrados na cidade, como aconteceu no primeiro semestre deste ano: queda de 68,58% no número de casos no município. Em 2010, o primeiro semestre encerrou com 17 mortes e 7.570 casos confirmados. No mesmo período de 2011, houve apenas um óbito e o número de casos confirmados caiu para 2.378.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken