• Assinantes
  • Saúde

    Por que sentimos a dor de lado quando corremos?

    Nome do Colunista Gema Ferraz 30/06/2018

    Pode ter certeza que não é só você que sente aquela dor de lado inconveniente, pode ficar tranquilo. A grande maioria dos corredores sentem ou já sentiram a dor de lado, aquela fisgada lateral (que dói pra caramba), que as vezes é tão forte a ponto de precisar parar o treino.

    Conhecida por ETAP (Exercise-Related Transient Abdominal Pain), ainda não existe um consenso científico sobre as razões de seu surgimento. Normalmente, a dor de lado vem para os corredores mais jovens e que exageram na intensidade no início do treino.

    Muitos corredores acreditam que não sabem correr ou que precisam aprender a respirar durante a corrida. Porém, parece que a dor de lado não tem a ver apenas com a respiração.

    Listei 3 motivos:

    Muita gente acha que a fisgada lateral acontece por causa de algo que comeu, o que pode fazer sentido. Comer demais antes de correr pode aumentar o risco da dor de lado. Simplesmente porque você está fazendo digestão enquanto corre, ou seja, seu sistema digestivo está trabalhando e isso sobrecarrega a circulação sanguínea, interferindo no transporte de oxigênio para os músculos.

    Respiração

    Quando a dor de lado vier, respirar profundamente pode ajudar a aliviá-la. Não realizar a respiração diafragmática enquanto corre independentemente de respirar só pelo nariz ou nariz e boca, pode aumentar as chances de sentir essa fisgada.

    Condicionamento físico

    Quando não estamos com um condicionamento físico bom, a dor de lado pode surgir porque os músculos precisam de mais oxigênio para gerar energia. Então, o oxigênio que você consegue puxar vai todo para a musculatura, o que deixa os órgãos vitais sem energia para exercer suas funções. O primeiro órgão a sentir é o baço, que dói avisando para que você interrompa a atividade e o sangue volte a circular corretamente e o oxigênio seja destinado de forma equilibrada ao corpo.

    Para prevenir a dor lateral durante a corrida é importante você comer o suficiente, fortalecer o Core, não exagerar no ritmo da corrida e fazer exercícios de estabilidade de tronco, como aula de TRX, por exemplo.

    Se sentir a fisgada lateral, o mais indicado para aliviar a dor é diminuir o ritmo e, em último caso, parar o exercício até a dor passar.

    Boa corrida!!!

    Gema Ferraz é educador físico (CREF 015445-G/MG), personal trainer e sócio da Dynamo Fitness Center. Formado em educação física licenciatura e bacharelado, pós-graduado em Emagrecimento e grupos especiais pela UNIFOA e em Treinamento Funcional pela UVA.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.