• Assinantes
  • Saúde

    Tal pai, tal filho

    Nome do Colunista Gema Ferraz 11/07/2018

    O papel dos pais é um dos mais complicados, se não for o mais, que vamos aprender ao longo da vida. Ter um filho implica, entre muitas outras coisas, uma felicidade extrema e um esforço constante para sua educação e seu crescimento como pessoa. Apesar de ser pai de primeira viagem eu tenho certeza que seremos (eu e minha esposa) o maior exemplo, ponto de referência e porto seguro que nosso filho irá ter na vida, pois crianças possuem em sua mente que seus pais são super heróis e que devem ser iguais.

    Aprendemos conforme nossos filhos crescem que querendo ou não, eles irão repetir nossos comportamentos. Ser pai é ser exemplo até que seu filho possa ter consciência suficiente para moldar seus próprios padrões de vida. Por isso, é muito importante que os pais cuidem da saúde, façam exercício físico regularmente e levem uma vida equilibrada. Pais que se exercitam regularmente são o melhor exemplo de carinho e preocupação com o bem estar da família e dos filhos. O exercício consegue minimizar e retardar diversos aspectos do envelhecimento, permitindo que na idade avançada a família possa continuar unida nos passeios, nas brincadeiras, no lazer de qualidade.

    Tecnologia x brincadeiras de rua

    Uma das paixões das crianças é o vídeo game. Esse é um grande concorrente das brincadeiras de antigamente. Eu vivia horas na rua brincando de polícia e ladrão, bete ou taco, carrinho de rolimã, futebol, entre outras brincadeiras. Hoje, as crianças quase não fazem isso. E se os pais estimularem os filhos a brincarem? E se os pais darem o exemplo? Já falamos acima que os filhos seguem os exemplos dos pais. Que tal levar seu filho para andar de bicicleta com você, jogar bola, brincar de queimada ou até mesmo descer com papelão na grama? Pois é... tal pai, tal filho. Quem já ensinou uma criança a andar de bicicleta, sabe que um bom condicionamento cardiovascular ajuda bastante! Quando eles forem adolescentes, chame para fazer um treinamento funcional, uma aula de bike indoor, dança ou uma caminhada tenho certeza que será um treino sensacional.

    Esporte x Pais

    A prática de esportes proporciona a integração de corpo, mente e espírito, o que resulta em maior controle emocional, mais concentração, mais disciplina e uma porção de valores importantes para a formação dos filhos.

    Pais ativos fisicamente possibilitam que jovens adquiram mais facilmente o hábito de praticar exercícios. Por outro lado, o sedentarismo da família pode atrapalhar e incentivar a “preguiça” do filho em relação ao exercício físico.

    O comportamento dos pais influencia diretamente nos hábitos que serão levados para os resto da vida , portanto os pais que se exercitam são o melhor exemplo de qualidade de vida que uma criança pode ter, por toda a vida!

    E você? Vai conseguir correr no futebol com os amiguinhos do seu filho? Brincar de pique pega com sua filha? Ensinar a andar de bicicleta e correr atrás para eles não caírem?

    Se cuide e dê o exemplo!

    “Para o homem se manter sadio, não basta se alimentar, mas também praticar algum tipo de movimento”. PLATÃO - filósofo grego 


    Gema Ferraz é educador físico (CREF 015445-G/MG), personal trainer e sócio da Dynamo Fitness Center. Formado em educação física licenciatura e bacharelado, pós-graduado em Emagrecimento e grupos especiais pela UNIFOA e em Treinamento Funcional pela UVA.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.