Boxe para deixar os bra?os sarados Aprenda t?cnicas de defesa e veja como deixar seus membros superiores em forma. Em uma aula de boxe, a pessoa pode perder at? 915 calorias

Renata Solano
*Colabora??o
29/02/2008

O boxe ? uma luta que trabalha fundamentalmente os bra?os, por isso, j? imaginou aprender t?cnicas de defesa e, ainda por cima deixar seus membros superiores em forma? Neste m?s vamos ensinar como ficar bonita sem sentir a pregui?a e o esfor?o.

"Para lutar boxe ? preciso ter bra?o, ? o princ?pio do esporte. Por isso, quem deseja aprender pode ter certeza que vai ficar com o bra?o bonito e, de quebra, ainda trabalha cintura e pernas", comenta o professor Raimundo Oliveira (no v?deo), conhecido como Sergipe.

Segundo Sergipe, em uma aula de boxe, a pessoa pode perder at? 915 calorias. "Isso depende de cada um, mas em m?dia ? esse valor sim. A verdade ? que a gente trabalha muito com o corpo e o treinamento ? todo voltado para o preparo f?sico e, principalmente para o fortalecimento dos m?sculos do bra?o", explica.

Os golpes todos s?o feitos com o bra?o: jab, direto, gancho e cruzado, s?o exemplos de lances comuns na luta e, segundo o professor, mesmo sem a pessoa segurar peso, o boxe ? importante para trabalhar com os membros superiores. "A pessoa fica o tempo inteiro com o bra?o para o alto, movimentando esses membros durante quase 50 minutos, por isso, mesmo sem ficar com peso na m?o, a pessoa trabalha com essa parte do corpo", afirma.

Foto de halter Professor fazendo exerc?cio
Conhe?a alguns golpes
  • Jab ? o golpe frontal com o punho que est? a frente na guarda, geralmente ? usado para afastar o oponente ou para medir a dist?ncia, mas ele pode nocautear
  • Direto ? o golpe frontal com o punho que est? atr?s na guarda. ? um golpe muito r?pido e forte
  • O cruzado ? t?o potente quanto o direto, no entanto, o alvo ? a lateral da cabe?a do advers?rio. Este golpe termina seu movimento com o bra?o esticado
  • J? o gancho ? um golpe dado de baixo para cima, visando atingir o queixo do oponente
Treinamento

Foto de saco de boxe "Em uma aula de boxe, voc? trabalha com o bra?o desde o momento do alongamento, depois o aluno pula corda e movimenta todo o corpo, inclusive os membros superiores. O movimento intenso dos bra?os faz com que a pessoa adquira maior for?a e trabalhe melhor a musculatura para um resultado, tamb?m do visual", assegura Sergipe.

Outras atividades de uma aula de boxe s?o os treinos dos golpes, movimentos como sombra (movimento de golpes no ar), peso (movimento de golpes no ar com halteres nas m?os), bater no saco de pancadas com a luva apropriada, fazer tiro no saco (dar grande n?mero de golpes em pequeno espa?o de tempo), e realizar a manobra (trabalho em que o aluno com as luvas golpeia uma luva na m?o do professor) permitem um trabalho bem feito para deixar o bra?o bonito e enrijecido.

"? preciso ver a capacidade de cada aluno, tem que dosar o n?mero de repeti?es e o tempo de exposi??o ao exerc?cio de acordo com o preparo de cada um, por isso ? necess?rio um acompanhamento para que a pessoa n?o fique com dores musculares desnecess?rias, por isso o tempo de cada um dos exerc?cios e o peso do halter ? vari?vel", comenta Sergipe.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF