• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Boxe para deixar os braços sarados Aprenda técnicas de defesa e veja como deixar seus membros superiores em forma. Em uma aula de boxe, a pessoa pode perder até 915 calorias

    Renata Solano
    *Colaboração
    29/02/2008

    O boxe é uma luta que trabalha fundamentalmente os braços, por isso, já imaginou aprender técnicas de defesa e, ainda por cima deixar seus membros superiores em forma? Neste mês vamos ensinar como ficar bonita sem sentir a preguiça e o esforço.

    "Para lutar boxe é preciso ter braço, é o princípio do esporte. Por isso, quem deseja aprender pode ter certeza que vai ficar com o braço bonito e, de quebra, ainda trabalha cintura e pernas", comenta o professor Raimundo Oliveira (no vídeo), conhecido como Sergipe.

    Segundo Sergipe, em uma aula de boxe, a pessoa pode perder até 915 calorias. "Isso depende de cada um, mas em média é esse valor sim. A verdade é que a gente trabalha muito com o corpo e o treinamento é todo voltado para o preparo físico e, principalmente para o fortalecimento dos músculos do braço", explica.

    Os golpes todos são feitos com o braço: jab, direto, gancho e cruzado, são exemplos de lances comuns na luta e, segundo o professor, mesmo sem a pessoa segurar peso, o boxe é importante para trabalhar com os membros superiores. "A pessoa fica o tempo inteiro com o braço para o alto, movimentando esses membros durante quase 50 minutos, por isso, mesmo sem ficar com peso na mão, a pessoa trabalha com essa parte do corpo", afirma.

    Foto de halter Professor fazendo exercício
    Conheça alguns golpes
    • Jab é o golpe frontal com o punho que está a frente na guarda, geralmente é usado para afastar o oponente ou para medir a distância, mas ele pode nocautear
    • Direto é o golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte
    • O cruzado é tão potente quanto o direto, no entanto, o alvo é a lateral da cabeça do adversário. Este golpe termina seu movimento com o braço esticado
    • Já o gancho é um golpe dado de baixo para cima, visando atingir o queixo do oponente
    Treinamento

    Foto de saco de boxe "Em uma aula de boxe, você trabalha com o braço desde o momento do alongamento, depois o aluno pula corda e movimenta todo o corpo, inclusive os membros superiores. O movimento intenso dos braços faz com que a pessoa adquira maior força e trabalhe melhor a musculatura para um resultado, também do visual", assegura Sergipe.

    Outras atividades de uma aula de boxe são os treinos dos golpes, movimentos como sombra (movimento de golpes no ar), peso (movimento de golpes no ar com halteres nas mãos), bater no saco de pancadas com a luva apropriada, fazer tiro no saco (dar grande número de golpes em pequeno espaço de tempo), e realizar a manobra (trabalho em que o aluno com as luvas golpeia uma luva na mão do professor) permitem um trabalho bem feito para deixar o braço bonito e enrijecido.

    "É preciso ver a capacidade de cada aluno, tem que dosar o número de repetições e o tempo de exposição ao exercício de acordo com o preparo de cada um, por isso é necessário um acompanhamento para que a pessoa não fique com dores musculares desnecessárias, por isso o tempo de cada um dos exercícios e o peso do halter é variável", comenta Sergipe.

    *Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.