Programa expresso ? a grande novidade para se exercitar Circuito que une trabalho aer?bico e fortalecimento muscular foge
do esquema tradicional de malha??o

Marinella Souza
*Colabora??o
17/12/2008

Pressa ? a t?nica dos anos 2000. Falta tempo para cumprir todos os compromissos, para descansar, para comer direito, par malhar... certo? Nem tanto. Se falta de tempo era a sua desculpa para fugir da academia e n?o se exercitar, pode ir criando uma outra maneira de se livrar dessa responsabilidade.

Juiz de Fora j? entrou na tend?ncia dos grandes centros e oferece o programa expresso. S?o 30 minutos de malha??o que equivalem a uma hora do programa convencional. A professora de educa??o f?sica e gerente de uma academia da cidade, ?sis Zansavio (foto abaixo), explica que o programa alia o trabalho aer?bico ao fortalecimento muscular.

"? um circuito como o que j? existe nas academias. A pessoa n?o p?ra de se movimentar, o fato de ter os aparelhos faz com que os m?sculos sejam fortalecidos", diz.

O que torna o circuito r?pido ? que, al?m de evitar a manipula??o de pesos e anilhas, os aparelhos de resist?ncia hidr?ulica trabalham duas regi?es ao mesmo tempo. "Esses aparelhos se adaptam ? velocidade do movimento de execu??o da pessoa. Quanto mais r?pido a pessoa fizer o exerc?cio, mais pesado ele vai ficar. Como n?o tem peso, o aluno tem que fazer for?a para come?ar e terminar o movimento", explica.

Segundo ?sis, isso reduz o risco de les?es nas articula?es. A professora explica que a resist?ncia hidr?ulica elimina a fase exc?ntrica do movimento, ou seja, aquele momento em que a pessoa tem que frear o movimento para terminar o exerc?cio, aumentando o perigo de les?es. O fato de a pessoa ter que fazer for?a nos dois sentidos, reduz o impacto nas articula?es.

Como funciona

Essas aulas n?o t?m hor?rio fixo, a pessoa chega a hora que quer e come?a a fazer o seu circuito no seu ritmo. Os aparelhos s?o colocados em c?rculo, intercalados por plataformas de recupera??o, que s?o uns quadrados onde a pessoa fica se movimentando por alguns segundos entre um exerc?cio e outro.

Foto de Isis Zansavio Quando a pessoa chega ? academia, escolhe uma dessas plataformas para come?ar o seu circuito. D? tr?s voltas nos aparelhos e tem que terminar na mesma plataforma em que come?ou, totalizando os 30 minutos. Todo o circuito ? acompanhado de perto por uma professora, que oferece atendimento quase exclusivo a cada aluna, considerando que s?o poucos os aparelhos, logo, poucas pessoas dentro da sala.

Os exerc?cios s?o feitos ao som de m?sicas agitadas e do incentivo da professora. Ela controla o tempo de cada execu??o, que n?o deve ultrapassar 30 segundos e orienta a melhor maneira de fazer o exerc?cio. ?sis comenta que o circuito ? o mesmo para todas as pessoas, o que varia ? a freq??ncia card?aca de cada uma. "Depende dos objetivos da pessoa e da sua resist?ncia f?sica."

Resultados

A artista pl?stica, Zilda Rodrigues (foto ao lado) faz o programa expresso h? dois meses e est? feliz com os resultados. "Est? todo mundo dizendo que eu emagreci, mas eu n?o emagreci, continuo com o mesmo peso. S? que a apar?ncia est? melhor", comemora.

Foto de Zilda Rodrigues me um dos aparelhos ?sis explica que o que acontece com Zilda ? que ela perdeu medidas, mas manteve o peso. "Isso ? normal nos primeiros meses quando a pessoa n?o associa os exerc?cios com uma dieta saud?vel, uma alimenta??o regular."No entanto, quando a pessoa faz uma reeduca??o alimentar e segue o programa de forma efetiva, pelo menos tr?s vezes por semana, ? poss?vel eliminar, em m?dia, quatro quilos por m?s.

Mas ?sis alerta que esse n?mero ? uma m?dia, baseada em pesquisas norte-americanas, e que tudo depende do ritmo que a pessoa imprime aos exerc?cios e do metabolismo de cada um. Ainda segundo essas pesquisas, cada meia hora de circuito elimina mais ou menos 500 calorias.

Zilda, que detesta gin?stica, aposta na din?mica das aulas para garantir a sua freq??ncia. "Eu nunca gostei de gin?stica, fazia pilates, mas prefiro o circuito. Voc? n?o v? o tempo passar e sente logo os resultados. E o melhor, n?o precisa gastar muito tempo para isso e hoje a nossa vida est? muito corrida" , alega.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF