• Assinantes
  • Saúde

    Como levar uma vida saudável Triatleta, treinador e personal trainer, Marcos Hallack, ensina como exercitar sem sofrimento e ter uma bom controle da alimentação

    Thiago Werneck
    Repórter
    26/01/08

    Para entrar em boa forma e ficar de bem com saúde o primeiro passo não é fechar a boca, mas sim escolher bem o quê e em que horário comer. O ideal é criar uma rotina nos horários de alimentação, ter bons hábitos no café da manhã e praticar alguma atividade física.

    Triatleta, treinador e personal trainer, Marcos Hallack afirma que para manter bem a forma é preciso inicialmente procurar ajuda de uma equipe multidisciplinar. "A primeira recomendação que dou aos alunos que estão começando é a de procurar um nutricionista, cardiologista e fisioterapeuta".

    Mas quando os recursos são escassos para visitar uma equipe e também não há como ter um profissional de educação física para acompanhar as atividades, a dica é se exercitar sem sofrimento. "Para ter uma vida saudável, basta fazer a atividade física com conforto. A pessoa tem que se sentir bem, nada de exageros, sentir prazer na atividade", aconselha Hallack.

    Foto do casal Ivete e Franklim Para alimentação, o conselho é um pouco mais rigoroso: bebida alcoólica só um dois copos para relaxar, gordura e açucar devem ser evitados ao máximo e as massas devem ter quantidade reduzida. "Pode comer feijão, arroz, macarrão, mas com moderação. Nada de encher o prato, comer mais de 600g no almoço é um exagero", observa Hallack.

    O iogurte tem que ser natural, o pão integral e o requeijão light. Frutas e água sempre devem estar presentes no cardápio diário. O café da manhã é a hora de comer bem. Depois das 17h, hora de fechar a boca e comer apenas alimentos mais leves.

    Foto do casal Ivete e Franklim "O ideal é estar com o corpo sempre leve, quando a gente come muito, as energias vão todas fazer a digestão e isso dá indisposição. O ideal é se alimentar de 3 em 3 horas, comer muitas vezes e em pouca quantidade", recomenda Hallack.

    Para ficar com a saúde em dia, elimine os biscoitos e dê preferência ao frango grelhado, leite desnatado ou até mesmo em pó. Hallack destaca que é sempre importante ter um especialista na hora de organizar uma dieta. "Não há uma forma de comer bem, isso é muito individualizado. Cada um tem seus gostos e vai se enquadrar em um cardápio bom para saúde e que dê para ser cumprido".

    Uma dieta muito puxada desanima quem está começando e por isso não é recomendada. "Quem faz a própria dieta em casa, sem ajuda de nutricionista, pode cortar algum nutriente essencial para o corpo e ficar anêmico, com baixa imunidade, por isso é essencial um especialista", alerta.

    Foto do casal Ivete e Franklim Para entrar em uma dieta, a primeira dica que Hallack dá a seus alunos é mudar os hábitos do café da manhã. "Essa é a hora de comer bem: frutas, cereais, iogurte natural, queijo branco ou minas. Quando se acostuma, é a vez de mudar os hábitos de noite".

    Se a pessoa não pode tomar café de manhã porque trabalha a noite, o ideal é transferir esse cardápio matutino para hora em quem ela acorda. " Todos podem ter uma vida saudável, basta se adequar a suas individualidades. Por isso não há uma dieta universal", explica.

    No caso das atividades físicas, o conselho para boa forma é o de manter exercícios pelo menos três vezes por semana, com 40 a 50 minutos em cada dia. "Até a caminhada tem que ser orientada por um profissional, mas com essa quantidade de exercícios dá para manter uma boa qualidade de vida", completa. Os que querem ser melhorar rendimento nas atividades físicas devem procurar profissionais especializados.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.