Como levar uma vida saud?vel Triatleta, treinador e personal trainer, Marcos Hallack, ensina como exercitar sem sofrimento e ter uma bom controle da alimenta??o

Thiago Werneck
Rep?rter
26/01/08

Para entrar em boa forma e ficar de bem com sa?de o primeiro passo n?o ? fechar a boca, mas sim escolher bem o qu? e em que hor?rio comer. O ideal ? criar uma rotina nos hor?rios de alimenta??o, ter bons h?bitos no caf? da manh? e praticar alguma atividade f?sica.

Triatleta, treinador e personal trainer, Marcos Hallack afirma que para manter bem a forma ? preciso inicialmente procurar ajuda de uma equipe multidisciplinar. "A primeira recomenda??o que dou aos alunos que est?o come?ando ? a de procurar um nutricionista, cardiologista e fisioterapeuta".

Mas quando os recursos s?o escassos para visitar uma equipe e tamb?m n?o h? como ter um profissional de educa??o f?sica para acompanhar as atividades, a dica ? se exercitar sem sofrimento. "Para ter uma vida saud?vel, basta fazer a atividade f?sica com conforto. A pessoa tem que se sentir bem, nada de exageros, sentir prazer na atividade", aconselha Hallack.

Foto do casal Ivete e Franklim Para alimenta??o, o conselho ? um pouco mais rigoroso: bebida alco?lica s? um dois copos para relaxar, gordura e a?ucar devem ser evitados ao m?ximo e as massas devem ter quantidade reduzida. "Pode comer feij?o, arroz, macarr?o, mas com modera??o. Nada de encher o prato, comer mais de 600g no almo?o ? um exagero", observa Hallack.

O iogurte tem que ser natural, o p?o integral e o requeij?o light. Frutas e ?gua sempre devem estar presentes no card?pio di?rio. O caf? da manh? ? a hora de comer bem. Depois das 17h, hora de fechar a boca e comer apenas alimentos mais leves.

Foto do casal Ivete e Franklim "O ideal ? estar com o corpo sempre leve, quando a gente come muito, as energias v?o todas fazer a digest?o e isso d? indisposi??o. O ideal ? se alimentar de 3 em 3 horas, comer muitas vezes e em pouca quantidade", recomenda Hallack.

Para ficar com a sa?de em dia, elimine os biscoitos e d? prefer?ncia ao frango grelhado, leite desnatado ou at? mesmo em p?. Hallack destaca que ? sempre importante ter um especialista na hora de organizar uma dieta. "N?o h? uma forma de comer bem, isso ? muito individualizado. Cada um tem seus gostos e vai se enquadrar em um card?pio bom para sa?de e que d? para ser cumprido".

Uma dieta muito puxada desanima quem est? come?ando e por isso n?o ? recomendada. "Quem faz a pr?pria dieta em casa, sem ajuda de nutricionista, pode cortar algum nutriente essencial para o corpo e ficar an?mico, com baixa imunidade, por isso ? essencial um especialista", alerta.

Foto do casal Ivete e Franklim Para entrar em uma dieta, a primeira dica que Hallack d? a seus alunos ? mudar os h?bitos do caf? da manh?. "Essa ? a hora de comer bem: frutas, cereais, iogurte natural, queijo branco ou minas. Quando se acostuma, ? a vez de mudar os h?bitos de noite".

Se a pessoa n?o pode tomar caf? de manh? porque trabalha a noite, o ideal ? transferir esse card?pio matutino para hora em quem ela acorda. " Todos podem ter uma vida saud?vel, basta se adequar a suas individualidades. Por isso n?o h? uma dieta universal", explica.

No caso das atividades f?sicas, o conselho para boa forma ? o de manter exerc?cios pelo menos tr?s vezes por semana, com 40 a 50 minutos em cada dia. "At? a caminhada tem que ser orientada por um profissional, mas com essa quantidade de exerc?cios d? para manter uma boa qualidade de vida", completa. Os que querem ser melhorar rendimento nas atividades f?sicas devem procurar profissionais especializados.