Dan?ar reorganiza a musculatura e garante bem-estar Denise Barbosa Milward de Andrade conta como dan?a traz muitos benef?cios
para o organismo, entre eles, a melhora da libido

Marinella Souza
*Colabora??o
17/07/2008

Desde muito cedo a dan?a esteve na vida de Denise Barbosa Milward de Andrade. Aos cinco anos ela come?ou a praticar bal? cl?ssico em Juiz de Fora. Ficou parada por uns tempos e retornou j? mais amadurecida.

Denise se dedicava com tanto afinco ?s aulas que, mais tarde, veio a adquirir a academia em que estudava. Desde ent?o, ela mant?m um n?cleo de dan?a que, h? 31 anos, forma gera?es de bailarinas.

Como come?ou muito cedo, Denise n?o se lembra de como era a vida antes da dan?a, mas confessa que ficou mais de dez anos parada, se dedicando mais ? outra atividade profissional e sentiu a diferen?a. "T?m coisas que voc? n?o perde, como a postura, a elasticidade e a consci?ncia corporal, mas ficar tanto tempo afastada faz a gente perder um pouco o pique",relata.

Ao se aposentar, Denise decidiu se dedicar exclusivamente ? dan?a e percebe as mudan?as no espelho. "Eu virei uma 'fominha' de aulas. Fa?o jazz, contempor?nea e cl?ssico, onde sou aluna da minha filha. Meu corpo mudou completamente, perdi a barriga, melhorou meu bem-estar, at? estou dormindo melhor", conta.

Aos 55 anos, Denise apresenta uma silhueta de dar inveja a muita menina e garante que esse ? s? um dos efeitos da dan?a, ali?s, o menos importante. "A dan?a ? a minha vida, ? o meu trabalho e, acima de tudo, o meu maior prazer , a minha paix?o. Manter o corpo em movimento de uma forma assim t?o divertida melhora todo o conjunto", diz.

Foto de Denise Milward Segundo Denise, a dan?a faz com que a pessoa tenha uma maior consci?ncia do que ? o pr?prio corpo, reorganiza o esqueleto e a musculatura, al?m de promover sociabiliza??o, dinamiza??o e melhorar a libido. Ela explica que a dan?a trabalha o sistema cardio-respirat?rio, aumenta a testosterona, melhorando a sexualidade e at? auxilia na cura da depress?o porque estimula o c?rebro.

Ex-aluna de Denise e hoje sua professora, Ana Cl?udia Monterio, relembra o caso de tr?s alunas que melhoraram o emocional atrav?s da dan?a e conseguiram at? engravidar. "Elas estavam tristes porque n?o conseguiam engravidar. Com tr?s meses de aula, elas se desligaram desse problema e acabou acontecendo naturalmente".

Outro exemplo pr?tico dos benef?cios da dan?a aconteceu bem perto de Denise, dentro da sua casa. Sua filha, Rafaela, que dan?a desde crian?a e acabou seguindo os passos da m?e, se livrou de fortes dores na coluna gra?as ? dan?a. "Ela tem um desvio na coluna e o m?dico disse que ela s? n?o tem dores fort?ssimas porque a musculatura dela ? muito forte", comenta.

Denise conta que hoje est? havendo um resgate da dan?a como uma maneira de manter a forma e emagrecer. "Antigamente a dan?a era procurada por crian?as e adolescentes, mais preocupadas com o aspecto art?stico da dan?a. Agora temos turmas grandes de mulheres jovens, adultas e at? da terceira idade que procuram um exerc?cio f?sico", comemora.

Para Denise, optar pela dan?a como uma maneira de garantir a boa forma, ? uma decis?o muito acertada porque al?m de ser um exerc?cio f?sico muito divertido, ela unifica as pessoas de idades diferentes e, ao contr?rio do que se pensa, queima muita caloria. "Dan?ar fortalece os m?sculos mais profundos, a pessoa sai da aula sentindo que trabalhou".

Foto de Denise Milward e Ana Cla?dia Monteiro Ana Cl?udia complementa dizendo que a dan?a n?o ? s? coreografia. "Tem todo um trabalho de alongamento, de conscientiza??o corporal, que contribuem para que os efeitos durem ao longo dos anos".

Quanto aos problemas t?picos de bailarinas, como deforma?es nos p?s, bolhas, dores musculares intensas, as professoras garantem que s?o frutos do excesso. Com uma boa orienta??o eles s?o facilmente evitados. "? preciso ter cuidado, porque 'todo mundo' ? professor de dan?a e essa falta de preparo pode acabar prejudicando. S? tem problemas quem extrapola os seus limites", alerta. Denise.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF