Parque Estadual do Ibitipoca amplia capacidade de visitação diória

Por

Parque Estadual do Ibitipoca amplia capacidade de visita??o di?ria
Quinta-feira, 5 de março de 2015, atualizada às 10h11

Parque Estadual do Ibitipoca amplia capacidade de visitação diária

O Parque Estadual do Ibitipoca, localizado nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, vai poder passar a receber até 1.200 visitantes diários, ao contrário dos 800 que eram permitidos anteriormente. A medida entrou em vigor no último dia 26 de fevereiro, após a Secretaria de Estado de Meio Ambiente publicar no Diário Oficial do Estado a portaria que amplia a capacidade. 

O Parque Estadual do Ibitipoca ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, em uma área de 1.488 hectares e a unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul. É um dos Parques mais visitados do Estado, um dos mais conhecidos do Brasil e uma das principais atrações turísticas da região, por isso recebe um alto fluxo de visitantes.

O aumento da capacidade foi embasado em estudo realizado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) por meio de profissionais capacitados em estudos geográficos e de impactos ambientais. Com análise foi possível chegar a este número para visitação diária mantendo a preservação integral do Parque.

De acordo com o gerente do Parque Estadual do Ibitipoca, João Carlos Lima, os turistas poderão usufruir com mais tempo os atrativos do Distrito de Conceição do Ibitipoca já que antes era necessário se organizar com maior antecedência para chegar cedo ao Parque e garantir a entrada. "Antes, com um limite máximo de 800 pessoas logo cedo o Parque já estava com seu limite, principalmente durante os feriados prolongados e em período de férias escolares", enfatiza João.

O benefício atinge também - além dos visitantes - o comércio local como hotéis, campings, pousadas, bares e restaurantes e loja local de souvenires (objetos que resgatam memórias relacionadas ao destino turístico). "Com o aumento do número de visitantes, ganha também o comércio, que será ampliado afetando o desenvolvimento da economia local", afirma Lima.

Visitação

Todos os dias do ano, excetuando as segundas-feiras desde que estas não sejam em feriados e em período de férias escolares, abrindo as 7 horas com término de visitação às 18 horas.

O público visitante pode entrar na unidade até as 17 horas e campistas até às 17h30min, não podendo esquecer-se das limitações existentes.

O Centro Administrativo funciona no período das 8h às 17 horas, de segunda-feira a sexta-feira. Nos outros dias a visitação é feita somente com agendamento.

O Centro de Visitantes nos dias úteis está aberto no período das 8h às 13 horas e nos finais de semana e feriados das 08h às 12 horas e das 13h às 15h, podendo ser estendido em casos de aumento no número de visitantes.

Loja de venda de souvenires fica aberta sempre das 8h às 17 horas.

O Restaurante/Lanchonete tem seu horário diferenciado para visitantes e campistas, tendo em todos os dias o seu atendimento para visitantes das 8h às 17 horas, e para campistas encerrando as 22 horas.

Com informações da Agência MInas.